VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - CHARGE - GREVE DE CAMINHONEIROS

CHARGE - EF ANOS INICIAIS

GREVE DE CAMINHONEIROS

CHARGE

ID: JRG

VOCÊ JÁ SABE...

CHARGE é uma palavra de origem francesa, que significa “carga”. Para o que aqui nos interessa, charge é o texto caricatural (exagerado) que ilustra situações cotidianas graves, atuais, de grande repercussão, a fim de que as situações pareçam ainda mais graves, chocantes, perigosas etc. As charges são “carregadas” de ironia e humor com a intenção de protestar contra fatos que o chargista (autor da charge), geralmente, não admite, não concorda.

Por meio de imagens (de personagens e/ou coisas) e, se for o caso, rodapé ou balões (com texto breve, de vocabulário simples), a charge é um texto de caráter opinativo, veiculada em revistas ou jornais impressos ou virtuais.

PASSO A PASSO

1.   Escolha uma situação polêmica e atual que você pretenda criticar – por exemplo: aumento do preço dos combustíveis, rodovias esburacadas, postos de saúde lotados etc.

2.  Pense em como “exagerar” no aspecto inconveniente/negativo dessa situação; use imagens e, se for o caso, texto verbal, para desenvolver a crítica.



PRODUÇÃO DE TEXTO: A matéria abaixo é a base para a produção de uma CHARGE.

Impacto no transporte de cargas: caminhoneiros anunciam nova greve nacional

A classe exige melhores condições de trabalho, redução nos custos de combustíveis e valorização da categoria. Há risco de desabastecimento.

Vera Lúcia Amorim – 7-2-2026

(Manchete e linha fina criadas para fins didáticos.)