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EFAF - TEXTO TEATRAL - ESQUETE - INVISIBILIDADE SOCIAL - MACABÉA

TEATRO - EF ANOS FINAIS


TEXTO TEATRAL – ESQUETE

INVISIBILIDADE SOCIAL – A PARTIR DE MACABÉA

ID: KHK


O teatro é um gênero textual que se apropria dos tipos narrativo e dialogal, ou seja, o enredo é contado por meio de rubricas e de diálogos entre os atores. A peça é dividida em atos – como se fossem capítulos de um enredo. No teatro, há mensagens para serem “lidas” na expressão corporal/facial dos atores.

A escrita teatral tem 2 partes: o texto principal e o secundário.

. principal: interação dos atores – por meio do diálogo, o espectador vai conhecendo o enredo;

. secundário: rubricas, ou seja, anotações que seguem às margens do texto principal, a fim de nortearem o encenador, tais como: fim do primeiro ato; gritos na rua etc.

As rubricas também servem para definir o perfil dos atores, o cenário, o tempo e outros aspectos importantes para a encenação.

Para exemplificar, leia o fragmento de “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna (com nossos ajustes):

Chicó entra com o gato (1):

Chicó (2): Tome o seu gato! Eu não tenho nada com isso (3)!

João dá-lhe uma cotovelada e apresenta o gato à mulher (4):

João (5):   Está aí o gato (6)!

(1, 2, 4 e 5: textos secundários – rubricas; 3 e 6: textos principais – diálogos, por meio dos quais a história vai sendo desenvolvida.)


Em atividades escolares, propõe-se a composição de esquete, que é uma cena completa, de curta duração.


Sinopse da obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector: Macabéa é a protagonista da obra. Lispector trouxe à tona o problema da invisibilidade social. A personagem Macabéa é uma moça alagoana, que se mudou para o Rio de Janeiro, onde se empregou como datilógrafa. Ela dividia, com outras moças, um quarto de pensão, distraía-se colecionando recortes de revistas de cosméticos. No dia do pagamento, comprava para si mesma um buquê de rosas e ia ao cinema. A moça era apaixonada por Olímpico de Jesus (também nordestino), embora ele a tenha trocado por Glória, outra datilógrafa. O enredo termina quando Macabéa vai a uma cartomante e...

Por Gislaine Buosi


COMANDO: Agora você é o dramaturgo! Aproveite a problemática (invisibilidade social) vivida por Macabéa e, a partir da sinopse da obra, crie um ESQUETE, ou seja, uma cena completa, de curta duração. O tema de seu esquete, também recolhido da obra, será: “Macabéa vai a uma cartomante”. Leve em consideração o contexto da obra para, então, caracterizar os atores, o cenário e outros detalhes necessários para a composição do esquete. Se for preciso, observe, no texto de Ariano Suassuna, a estratégia para a elaboração dos diálogos e das rubricas.

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