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EFAF - TEXTO REIVINDICATÓRIO - NOVA DISCIPLINA - ECA
TEXTO REIVINDICATÓRIO - EF ANOS FINAIS
TEXTO
REIVINDICATÓRIO – NOVA DISCIPLINA – ID: L63
Você já sabe, mas
não custa lembrar...
TEXTO
REIVINDICATÓRIO, como o próprio nome adianta, é aquele em que o
autor, em nome próprio ou em nome de uma coletividade de pessoas, apresenta,
geralmente a uma autoridade, uma situação-problema, para que, considerada a
validade dos argumentos que sustentam a reivindicação, sejam tomadas as devidas
providências.
REIVINDICAR significa exigir algo a que se tem direito.
IMPORTANTE:
atenção à ortografia: REIVINDICAR (e não REINVINDICAR)!
Os motivos
que levam à composição de um texto reivindicatório são os mais diversos. No
caso de reivindicações de caráter particular, é possível, por exemplo, pedir a
intervenção da Secretaria de Educação para a matrícula escolar de uma criança
com deficiência.
. No caso de
reivindicações de caráter coletivo, é possível, por exemplo, pedir o
asfaltamento de uma rua; pedir a intensificação do policiamento de um bairro
etc.
. Não há uma
estrutura fixa a ser adotada para escrever um texto reivindicatório. Há, sim,
elementos essenciais, como destinatário, assunto e reivindicação.
Que tal adotar a
sugestão abaixo?
ü
Título: REIVINDICAÇÃO
(letras maiúsculas);
ü
Subtítulo: destinatário
(por ex.: Ao Departamento de obras de Montes Claros);
ü
Corpo do texto: apresentação
do fato que motivou a reivindicação; opinião do autor/da coletividade (por ex.:
A comunidade está sendo prejudicada por...); argumentação – consequências,
prejuízos enfrentados em razão do problema (por ex.: ... as ruas esburacadas
têm provocado...); reivindicação - sugestão para solução do problema: (A
comunidade reivindica...);
ü
Despedida
(Atenciosamente, ...);
ü
Local e data;
ü Assinatura.
LEITURA
– ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – 1990 (RESUMO DE ARTIGOS)
Art. 3º: A
criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à
pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral; são asseguradas, por lei, todas
as oportunidades e facilidades, para o desenvolvimento físico, mental, moral,
espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º: É
dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público garantir
a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à
educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade,
ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Art. 74: O
poder público deve regular eventos e espetáculos para garantir que respeitem as
diferentes faixas etárias. Os organizadores precisam informar a classificação
etária, os horários e os locais apropriados, além de restringir o acesso em
eventos inadequados.
Art. 75: Toda
criança ou adolescente tem direito a eventos e espetáculos adequados à sua
idade. Menores de 10 anos só podem participar acompanhados dos pais ou
responsáveis.
Art. 78: Publicações
impróprias (que contenham conteúdo pornográfico, por exemplo) precisam ser
embaladas e devem advertir sobre o conteúdo. Capa de revistas obscenas deve ser
protegida com embalagem opaca.
Art. 79: Publicações
para o público infantil e juvenil são proibidas de conter propagandas de
álcool, tabaco, armas e qualquer material que seja contrário aos valores éticos
e sociais.
Art. 80: Crianças
e adolescentes não podem frequentar estabelecimentos voltados a jogos de azar.
Art. 81: É
proibido vender a crianças e adolescentes: bebidas alcoólicas; produtos que
causem dependência física ou psicológica; fogos de artifício que possam causar
danos; bilhetes lotéricos.
MATHEUS, Wallace. Disponível em: https://colegadeclasse.com.br/blog/2025/03/26/da-prevencao-eca-resumo-dos-artigos/.
Acesso em 23 out.2025. Adaptado.
CONTEXTUALIZAÇÃO
E COMANDO: Depois da leitura, você, percebendo a grande importância do Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA), decide escrever um TEXTO REIVINDICATÓRIO endereçado ao
diretor do colégio, a fim de que seja viabilizada, para o próximo ano letivo, uma
disciplina que envolva diretos e deveres dos adolescentes (atribua um nome à disciplina). Procure
expor, argumentar/posicionar-se sobre o assunto, além de fundamentar sua
pretensão. (Acesse o ECA - há artigos importantes ali!)