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EFAF - TEXTO PUBLICITÁRIO MORANGO DO AMOR

TEXTO PUBLICITÁRIO - EF ANOS FINAIS

MORANGO DO AMOR

TEXTO PUBLICITÁRIO - ID: KTB

Não custa lembrar...

O TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de dar publicidade/tornar público/anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência, uma campanha etc. tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.

O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de forma, o quanto possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner, cartaz, anúncio, classificados são exemplos de textos publicitários. 

Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo Imperativo. Geralmente, há um slogan – uma frase de efeito, rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do produto, do serviço ou até mesmo da pessoa anunciados.

IMPORTANTE: Pense em nomes e slogan criativos para a indústria, para o lançamento do MORANGO DO AMOR – LIGHT, exponha aos consumidores os benefícios do doce, nessa nova versão.

Mergulhe na proposta! Pense/cerque todos os detalhes que o contexto exige. Use texto verbal (palavras escritas) e não verbal (imagens), e crie um slogan.


Leitura:

Morango do amor: a febre do doce tem explicação?

De acordo com especialistas, o apelo visual e o lado emocional são os dois motivos principais que contribuem para a popularidade da sobremesa. Além da beleza do doce ser responsável por estimular a vontade de comer, é uma sobremesa, a base da fruta e de chocolate branco, que tende a provocar boas lembranças, outro ponto essencial para sua popularidade. Isso porque nosso comportamento alimentar não é apenas influenciado pelos sentidos, mas também pela história particular de cada um. "Doces bonitos e bem confeitados, especialmente aqueles que nos remetem às festas juninas, evocam memórias afetivas da infância e nos trazem boas lembranças", analisa Glória Guizellini, nutricionista e mestre em Nutrição e Saúde Pública pela USP. O doce, por si só, já traz uma sensação de desejo, remete a um comportamento primitivo de busca por bem-estar. Mas, segundo a nutricionista e pesquisadora do Food Research Center (FoRC/USP), Eliana Bistriche Giuntini, é o emocional, combinado ao visual, que provoca a sensação de prazer e traz memórias afetivas gostosas.

Amor com moderação: Ainda que um docinho de vez em quando não faça mal, algumas pessoas precisam ter cuidado com alimentos com alto teor de açúcar, como o morango do amor.

CARVALHO, Júlia. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/07/25/morango-do-amor-a-febre-do-doce-tem-explicacao-veja-analise-de-nutricionistas.ghtml. Acesso em: 1 set.2025. Adaptado.

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