O TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome
adianta, tem o objetivo de dar publicidade/tornar público/anunciar alguma
coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma
advertência, uma campanha etc. tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos
suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural
etc.
O redator de
um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal. O
vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto pretende atingir
leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de forma, o quanto
possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner, cartaz, anúncio,
classificados são exemplos de textos publicitários.
Para seduzir,
convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto
publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo Imperativo. Geralmente,
há um slogan – uma frase de efeito, rápida, de fácil memorização, que pode
resumir características do produto, do serviço ou até mesmo da pessoa
anunciados.
IMPORTANTE: Pense em nomes e slogan criativos para a indústria, para o lançamento do
MORANGO DO AMOR – LIGHT, exponha aos consumidores os benefícios do doce, nessa nova
versão.
Mergulhe na proposta! Pense/cerque todos os detalhes que o contexto
exige. Use texto verbal (palavras escritas) e não verbal (imagens), e crie um
slogan.
Leitura:
Morango do amor: a febre do doce tem
explicação?
De acordo com especialistas, o apelo
visual e o lado emocional são os dois motivos principais que contribuem para a
popularidade da sobremesa. Além da beleza do doce ser responsável por estimular
a vontade de comer, é uma sobremesa, a base da fruta e de chocolate branco, que
tende a provocar boas lembranças, outro ponto essencial para sua popularidade. Isso
porque nosso comportamento alimentar não é apenas influenciado pelos sentidos,
mas também pela história particular de cada um. "Doces bonitos e bem
confeitados, especialmente aqueles que nos remetem às festas juninas, evocam
memórias afetivas da infância e nos trazem boas lembranças", analisa
Glória Guizellini, nutricionista e mestre em Nutrição e Saúde Pública pela USP.
O doce, por si só, já traz uma sensação de desejo, remete a um comportamento
primitivo de busca por bem-estar. Mas, segundo a nutricionista e pesquisadora
do Food Research Center (FoRC/USP), Eliana Bistriche Giuntini, é o emocional,
combinado ao visual, que provoca a sensação de prazer e traz memórias afetivas
gostosas.
Amor com moderação: Ainda que um
docinho de vez em quando não faça mal, algumas pessoas precisam ter cuidado com
alimentos com alto teor de açúcar, como o morango do amor.