VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - POEMA - PARTILHAR (Atividade com TutorIA Redigir😉)

POEMA - EF ANOS FINAIS

Atividade com TutorIA Redigir


POEMA – PARTILHAR – ID: JRJ


Textos literários e Textos utilitários

Quem faz literatura não tem compromisso nem com a verdade nem com a objetividade daquilo que escreve. Esse compromisso é, em especial, dos jornalistas, responsáveis por transmitir, legítima e objetivamente, os fatos, por meio das notícias, que são chamadas textos utilitários (ou não literários). Os textos utilitários cumprem a “função referencial da linguagem”. Poetas e escritores, os quais desenvolvem textos literários, têm a missão de arranjar a mensagem, a fim de que o leitor sinta prazer na leitura. É isso o que chamamos “função poética da linguagem”.


As figuras de linguagem são ferramentas dos poetas

As figuras de linguagem são recursos que valorizam, enfeitam a produção textual – elas são frequentemente exploradas ao longo dos textos literários. Metáfora, comparação, personificação e sinestesia são as figuras de linguagem mais usuais. Busque na Gramática definição e exemplos de cada uma dessas figuras de linguagem.


Como escrever um poema? É só rimar “coração” com “emoção”...

Muitos acreditam que, para escrever um poema, é preciso compor estrofes (agrupamento de versos), saber rimar (repetição de sons iguais ou parecidos ao final dos versos) e metrificar (compor, em cada verso, o mesmo número de sílabas poéticas). Será?


Para escrever um poema agrupamos versos (um verso é uma linha do poema), formando as estrofes. Entretanto, não é necessário rimar nem metrificar. Diz-se poema solto (ou livre) aquele que, apesar de ser escrito em estrofes, não contém nem rima nem métrica. O poema também pode ser escrito a partir de temas líricos (amor, angústia, medo, prazer etc.) ou sociais (guerra, meio ambiente, injustiça etc.). Os poemas, frequentemente, levam título.

Leia os fragmentos abaixo:

“Uns meninos pobres passaram pedindo qualquer-coisinha-serve. A vovó mandou dizer que não tinha nada, mas acho que isso era uma pseudoverdade. Tem um montão de coisas na geladeira.”

Valentim, personagem de Gislaine Buosi.


“Miséria é uma coisa que tanto dói sendo na gente como nos outros.”

Monteiro Lobato, em carta ao amigo Godofredo Rangel – informações recolhidas da internet.


COMANDO: Componha um POEMA de 12 a 15 versos, sobre o tema: “Partilhar”.


Caso queira, use a rima e a métrica. Atribua um título ao poema.