VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - REDUÇÃO DO CONSUMO DE PLÁSTICOS

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EF ANOS FINAIS

REDUÇÃO DO CONSUMO DE PLÁSTICOS

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

ID: JRB


Só para lembrar...

A dissertação argumentativa expõe e discute determinado assunto, com evidências/fatos/fundamentos. Espera-se que o texto contemple: introdução (um parágrafo); desenvolvimento (dois parágrafos) e conclusão (um parágrafo).

O parágrafo introdutório do texto dissertativo-argumentativo deve ter de 6 a 8 linhas, e contemplar o projeto textual, com os seguintes elementos:

ü apresentação do tema,

ü antecipação de dois argumentos e

ü tese (opinião).



Texto II

Reduzir o consumo de plástico é uma oportunidade que todas as pessoas têm de ajudar o planeta. Além de ser um dever das indústrias e empresas ofertarem mais e melhores opções de produtos e embalagens que não utilizem plástico. Apesar de ainda não existir uma lei que obrigue as empresas a serem mais responsáveis com o meio ambiente na questão do plástico, é possível fazer pequenas mudanças em casa que vão ajudar a natureza, tais como: usar bolsas de pano no lugar das sacolas plásticas na hora de fazer compras; não usar cosméticos com microplásticos (já existem, como sabonetes que utilizam sementes para manter a propriedade esfoliante) - estudo recente da USP mostrou que os microplásticos também poluem o corpo humano e podem gerar problemas de respiração e de circulação sanguínea; ter em mãos uma garrafa ou copo, não descartáveis; evitar o uso de canudinho; exigir providências dos principais poluidores.

Disponível em:

https://idec.org.br/dicas-e-direitos/6-ideias-para-reduzir-o-consumo-plastico-em-casa#:~:text=6%20ideias%20para%20reduzir%20o%20consumo%20pl%C3%A1stico%20em,6%206.%20Cobre%20medidas%20dos%20principais%20poluidores%20.

Acesso em 30 jan. 2025.


COMANDO: Escreva o parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, sobre o tema: “A importância e os desafios para reduzir o consumo de plásticos”.