VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - NARRATIVA - DIVERSIDADE E COOPERAÇÃO

NARRATIVA - EF ANOS FINAIS

NARRATIVA - DIVERSIDADE E COOPERAÇÃO - ID: L66

Narrar é contar uma história, que pode ser real ou imaginária; verossimilhante ou fantástica, cujas ações podem se desenvolver no presente, no passado ou no futuro.

A trama (ou a história, o enredo) deve envolver personagens, os quais interagem, provocando cenas, em determinado lugar (pátio do colégio; Buenos Aires) e em determinada época (Natal; maio do ano passado etc.).

É muito comum haver fragmentos descritivos ao longo dos textos narrativos, para “desenhar” na mente do leitor aspectos das personagens (alto; tristonho etc.) e dos ambientes (casa destelhada; jardins floridos etc.).

A estrutura do texto narrativo, ainda que maleável, procura seguir: apresentação das personagens, com a inserção delas no espaço e no tempo; conflito (situações em que as personagens começam a interagir, a partir de um acontecimento), clímax (instante de maior tensão dentro da trama) e desfecho (final da trama).

CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: O texto não verbal abaixo é o ponto de partida para sua NARRATIVA. Imagine que você seja membro de uma ONG que arrecada alimentos, roupas e itens de higiene pessoal para distribuí-los às comunidades carentes. Narre como foi o final de semana passado, quando você e seus amigos – Bae-Kyu e Domênica – trabalharam juntos nessa missão. Não economize criatividade, nem sensibilidade!



SUPER DICAS:

   Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

   Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

   Até o final da narrativa, o leitor pretende encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

•   Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta