CONTEXTUALIZAÇÃO:Imagine que você decida fazer um levantamento sobre os
times de futebol para os quais colegas e funcionários da escola trocem. Para
isso, você deverá fazer uma enquete (atividade preliminar) com, pelo
menos, 20 pessoas da comunidade escolar, e então produzir um INFOGRÁFICO
para divulgação dos resultados.
ENQUETE é pesquisa de opinião sobre uma questão qualquer.
A enquete contempla depoimentos, experiências pessoais, documentos etc. Para a
pesquisa, são feitas as mesmas perguntas (sempre objetivas/curtas) a todas as
pessoas que responderão à enquete.
Sugestões
de itens para a enquete: qual a idade, o sexo e a
escolaridade?; participa de algum time de futebol da escola?;assiste
aos jogos que ocorrem na escola, mesmo sem jogar?; já participou de algum
campeonato ou torneio de futebol escolar?; considera que os jogos influenciam
positivamente o ambiente escolar?;qual o maior motivo para
participar de um time de futebol escolar?
Atenção: Os itens
para a enquete não precisam ser esses, nem apenas esses. Formule,
antecipadamente respostas a todas as perguntas – o respondente escolherá uma
das opções/respostas.
COMANDO: Depois de feita e enquete, analise e organize as respostas
e, partir delas, elabore um INFOGRÁFICO, em que o leitor visualize o levantamento,
em percentuais, sobre os times de futebol que colegas e funcionário da escola torcem.
IMPORTANTE: Quando o levantamento
estiver pronto, siga as orientações abaixo para a composição do INFOGRÁFICO.
Você já sabe, mas não custa lembrar...
O Infográfico é a representação visual de informações e dados, com a combinação de textos verbais e não verbais, figuras geométricas, linhas etc. Infográficos são ferramentas eficientes para apresentar e explicar não apenas dados mais simples, como também questões de maior complexidade.
Ultimamente, os infográficos têm sido muito utilizados tanto no universo escolar, quanto no profissional, uma vez que permitem uma leitura mais célere e didática das informações nele contidas.
PLANEJAMENTO:
üConsidere o tema do infográfico, analise quais elementos visuais serão utilizados em sua produção – esses elementos podem ser desenhos ou recortes de imagens.
PRODUÇÃO:
üDetermine o tamanho que o infográfico terá.
üDisponha, no espaço determinado, os elementos visuais e verbais.
üSelecione as principais informações que constarão no infográfico.
üEscreva as legendas de modo claro e conciso, e dê títulos e subtítulos criativos.
üSe for necessário, acrescente linha fina.
AUTOAVALIAÇÃO:
üConfira:
oO título é adequado ao conteúdo do infográfico? É criativo?
oHá subtítulo que complete eficientemente o título?
oAs informações estão corretamente apresentadas?
oAs imagens são adequadas e correspondem às legendas?