VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - ENTREVISTA - PELÉ (Atividade com TutorIA Redigir😉)

ENTREVISTA - EF ANOS FINAIS

Atividade com TutorIA Redigir


ENTREVISTA – PELÉ – ID: JMP


ENTREVISTA Ă© gĂȘnero textual do domĂ­nio do discurso jornalĂ­stico; Ă© o diĂĄlogo entre entrevistador e entrevistado.

Passo a passo: primeiramente, o jornalista/entrevistador indaga e ouve as narrativas do entrevistado. Depois das informaçÔes coletadas, a entrevista Ă© redigida. Inicia-se com uma breve apresentação jornal entrevistador, do entrevistado, do tema da entrevista e da respectiva importĂąncia dele no contexto em que estĂĄ inserido (social, polĂ­tico etc.). Em seguida, alternam-se perguntas (do entrevistador) e respostas (do entrevistado). Para a sequĂȘncia dialogal de perguntas e respostas, sĂŁo utilizadas rubricas que identificam o entrevistador e o entrevistado. Geralmente, atribui-se um tĂ­tulo (pode ser o nome do entrevistado) e um subtĂ­tulo (frase de impacto, colhida das falas do entrevistado).

IMPORTANTE: as falas do entrevistador nĂŁo podem ser mais longas do que as do entrevistado.

Leitura:

EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, o PelĂ© (1940-2022) foi um ex-jogador brasileiro de futebol. O “Rei PelĂ©â€ foi designado o Embaixador Mundial do Futebol. Foi eleito o “Atleta do SĂ©culo”. Ingressou no Santos Futebol Clube, onde atuou por mais de duas dĂ©cadas, e levou o time a ganhar mais de quarenta tĂ­tulos. Foi artilheiro do Campeonato Paulista, da Taça Brasil, da Taça Libertadores e do Torneio Rio SĂŁo Paulo. Fez sua estreia na Seleção Brasileira aos 17 anos. Foi Ministro dos Esportes.

InfĂąncia: nasceu em TrĂȘs CoraçÔes/MG. Filho de JoĂŁo Ramos do Nascimento, tambĂ©m jogador de futebol, e de Celeste Arantes. Desde pequeno, jogava com uma bola de pano.

Seleção Brasileira: Pelé estreou na seleção brasileira em 7-7-1957, aos 16 anos, na Copa Rocca, onde marcou seu primeiro gol pela seleção. Despediu-se oficialmente dos gramados em 1977, nos EUA.

Ao completar 80 anos de vida, declarou: “Agradeço a Deus pela saĂșde de chegar aqui, lĂșcido. Em todos os lugares do mundo em que chego sou bem recebido, as portas sempre estĂŁo abertas no mundo todo. Espero que, quando chegar ao cĂ©u, Deus me receba da mesma maneira que todos me recebem hoje, graças ao nosso querido futebol”.

FRAZÃO, Dilva. Disponível em: https://www.ebiografia.com/pele/. Adaptado, com acréscimos. Acesso em 5.dez.2022. Com ajustes.


COMANDO: Entreviste, imaginariamente, Pelé. Faça de 6 a 8 perguntas, com as respectivas respostas.

É fĂĄcil: Selecione da biografia do autor os fragmentos que vocĂȘ considerar mais relevantes – eles serĂŁo, depois de ajustados, as “respostas” Ă s perguntas que vocĂȘ, a partir do conteĂșdo das respostas, elaborarĂĄ. (Evite empregar apenas tĂ­tulos e datas.)