VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - TEMA LIVRE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - EF ANOS FINAIS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - TEMA LIVRE

ID: L87

A contação de história é um gênero oral e artístico que se apoia na tradição narrativa – o narrador (contador da história) recria e transmite um causo (relato contado de forma espontânea e coloquial), um enredo literário, uma fábula, um capítulo de novela etc.

Até o final da narrativa, o quanto possível, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, onde?, por quê?, e então...

É preciso dizermos ainda que, o mais das vezes, a contação de história parte de um enredo preexistente, a contação de história não se limita à leitura: o contador interpreta a narrativa com entonação, gestos, expressões faciais, ritmo, pausas e recursos visuais ou sonoros, transformando a história em uma experiência viva e compartilhada – é uma ponte entre o texto e o ouvinte.

O escritor tem vez nos gêneros orais?

Claro que tem! Não podemos esquecer que nem sempre o escritor, especialmente o jovem, conhece as histórias que são contadas por tios, avós, tios, alguns dos quais viveram em tempos em que era costume reunirem as crianças para ouvirem fábulas, contos de terror etc. Esteja certo de que eles são excelente contadores de histórias! Contudo, sendo conhecida ou não, ao final da história, o ouvinte-escritor pode registrá-la a partir da emoção e da inventividade do contador.

 

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta