EFAF - COMBO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" - CRÔNICA - FALAR COM O TEMPO
CRÔNICA - EF ANOS FINAIS
CRÔNICA
PROJETO RELEITURA – ALICE NOS PAÍS DAS MARAVILHAS
ID: KB1
RELEITURA é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais alguns gêneros textuais que povoam não só a produção literária, mas também a utilitária.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o trabalho é a obra “Alice no país das maravilhas”, do escritor britânico Lewis Carroll. Para o desenvolvimento do projeto, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme.
Mãos à obra! Nesta proposta de trabalho, desenvolveremos a redação de uma CRÔNICA.
O que é crônica? É um texto curto, de vocabulário acessível, em geral, publicado diariamente em jornais. O texto pode ser narrativo, reflexivo ou argumentativo. É um texto que, por vezes, comporta o bom humor do escritor. É comum dizer que a crônica é um flash (cena) do cotidiano ou um insight (ideia repentina) do escritor.
Leia o trecho a seguir, recolhido da obra – ele é a base para nossa atividade:
— Se você conhecesse o Tempo tão bem quanto eu conheço – disse o Chapeleiro – não falaria em gastá-lo como se ele fosse uma coisa. Ele é alguém.
— Não sei o que você quer dizer! – respondeu Alice.
— Claro que não sabe! Diria até mesmo que você jamais falou com o Tempo! – disse o Chapeleiro.
— É... talvez não! – replicou Alice.
(Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, primeira publicação em julho de 1865. Adaptado.)
CONTEXTO E PRODUÇÃO TEXTUAL: Coloque-se no lugar de Alice, e aceite o desafio, qual seja, dialogar com o Tempo. Perceba que, como o Tempo não é uma pessoa, você deverá “personificá-lo” – ou seja, fazer de conta que o Tempo seja uma pessoa, um amigo, por exemplo.
E então? A proposta é, de fato, desafiadora, não é?
Levante hipóteses: o que você tem, exatamente, a dizer ao Tempo?; e Ele, a você?; vocês têm algo em comum?; o que você mais admira no Tempo?; o que você alteraria no Tempo?