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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO - POLUIÇÃO DO AR

CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS

IMPACTOS DAS ATIVIDADES HUMANAS

Composição do ar e efeito estufa


CARTA DE RECLAMAÇÃO – ID: J62


CONTEXTO: Imagine que você seja morador de uma cidade que esteja sofrendo com os impactos do aumento do efeito estufa e da poluição do ar. Esses problemas estão afetando diretamente a saúde dos moradores e o meio ambiente local.


COMANDO: Escreva uma CARTA DE RECLAMAÇÃO, destinada à prefeitura de sua cidade, destacando:

1. como as atividades humanas estão alterando a composição do ar e aumentando o efeito estufa;

2. a importância de medidas para controlar essas atividades e reverter os danos causados e

3. propostas de ações que a prefeitura e a comunidade podem adotar para reduzir os impactos negativos.


Além dos conteúdos vistos em sala de aula, utilize dados do texto de apoio:

Os oceanos atingiram a temperatura mais alta já registrada pelos cientistas. E eles afirmam que o aquecimento dos mares e de todo o planeta é causado pela queima de combustíveis fósseis. Fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de recorde de calor na Terra. Foi o fevereiro mais quente já visto na história. Cientistas do Observatório Europeu para Mudanças Climáticas fizeram esse anúncio considerando a temperatura média do ar em todo o planeta: 13,54º C -- quase 2º C acima da média pré-industrial. O Observatório também verificou recorde nos oceanos. A temperatura média global da superfície do mar atingiu 21,06º C. O diretor do Observatório da União Europeia, Carlo Buontempo, disse que isso representa impactos diretos no ecossistema marinho, na pesca, em tudo que está relacionado à vida nos oceanos. No início da semana, cientistas alertaram para uma das consequências de todo esse calor: o mundo está prestes a passar pelo quarto branqueamento em massa dos recifes de coral no Hemisfério Sul, que pode ser o pior da história do planeta. Nesse processo, os corais ficam desbotados e mais suscetíveis a doenças, tornando todo o ecossistema mais frágil. 25 % da vida marinha, de alguma forma, depende dos corais. (...) Temperaturas mais altas que o normal têm sido uma realidade em várias partes do mundo, mas o que está acontecendo na Europa chama atenção. O atual inverno europeu, que está quase terminando, foi o segundo mais quente desde que esse tipo de levantamento começou a ser feito no continente. Um outro relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pela ONG independente Climate Central traz mais sintomas da emergência climática. Nos últimos meses, aproximadamente 80% da população mundial - 6,7 bilhões de pessoas - foram expostas a um calor fora do normal ligado às mudanças do clima.

Disponível em: https://g1.globo.com/google/amp/jornal-nacional/noticia/2024/03/07/aquecimento-dos-oceanos-atinge-nivel-inedito-nos-estudos-cientificos-pesquisadores-culpam-a-queima-de-combustiveis-fosseis.ghtml. Acesso em 22.ago.2024.



Só para lembrar...

CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.

Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com eles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).



PASSO A PASSO

Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:

1)   Data e local;

2)   Vocativo;

3)   Identificação completa do reclamante;

4)   No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;

5)   Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;

6)   Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação; 

7)   Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anúncio do produto que apresentou defeito;

8)   Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;

9)   Agradecimento pela tomada de providências;

10) Despedida – “Atenciosamente”;

11) Assinatura; 

12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);

13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.


A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente, na primeira pessoa do discurso.

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