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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO - POLUIÇÃO DO AR
CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS
IMPACTOS
DAS ATIVIDADES HUMANAS
Composição
do ar e efeito estufa
CARTA
DE RECLAMAÇÃO – ID: J62
CONTEXTO: Imagine que você seja morador de uma
cidade que esteja sofrendo com os impactos do aumento do efeito estufa e da
poluição do ar. Esses problemas estão afetando diretamente a saúde dos
moradores e o meio ambiente local.
COMANDO: Escreva uma CARTA DE RECLAMAÇÃO, destinada
à prefeitura de sua cidade, destacando:
1. como as atividades humanas estão alterando a
composição do ar e aumentando o efeito estufa;
2. a importância de
medidas para controlar essas atividades e reverter os danos causados e
3. propostas de ações
que a prefeitura e a comunidade podem adotar para reduzir os impactos
negativos.
Além dos conteúdos vistos em sala de aula, utilize dados
do texto de apoio:
Os oceanos atingiram a temperatura mais alta já
registrada pelos cientistas. E eles afirmam que o aquecimento dos mares e de
todo o planeta é causado pela queima de combustíveis fósseis. Fevereiro de 2024
marcou o nono mês consecutivo de recorde de calor na Terra. Foi o fevereiro
mais quente já visto na história. Cientistas do Observatório Europeu para
Mudanças Climáticas fizeram esse anúncio considerando a temperatura média do ar
em todo o planeta: 13,54º C -- quase 2º C acima da média pré-industrial. O
Observatório também verificou recorde nos oceanos. A temperatura média global
da superfície do mar atingiu 21,06º C. O diretor do Observatório da União
Europeia, Carlo Buontempo, disse que isso representa impactos diretos no
ecossistema marinho, na pesca, em tudo que está relacionado à vida nos oceanos.
No início da semana, cientistas alertaram para uma das consequências de todo
esse calor: o mundo está prestes a passar pelo quarto branqueamento em massa
dos recifes de coral no Hemisfério Sul, que pode ser o pior da história do planeta.
Nesse processo, os corais ficam desbotados e mais suscetíveis a doenças,
tornando todo o ecossistema mais frágil. 25 % da vida marinha, de alguma forma,
depende dos corais. (...) Temperaturas mais altas que o normal têm sido uma
realidade em várias partes do mundo, mas o que está acontecendo na Europa chama
atenção. O atual inverno europeu, que está quase terminando, foi o segundo mais
quente desde que esse tipo de levantamento começou a ser feito no continente. Um
outro relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pela ONG independente Climate
Central traz mais sintomas da emergência climática. Nos últimos meses, aproximadamente
80% da população mundial - 6,7 bilhões de pessoas - foram expostas a um calor
fora do normal ligado às mudanças do clima.
Disponível
em: https://g1.globo.com/google/amp/jornal-nacional/noticia/2024/03/07/aquecimento-dos-oceanos-atinge-nivel-inedito-nos-estudos-cientificos-pesquisadores-culpam-a-queima-de-combustiveis-fosseis.ghtml.
Acesso em 22.ago.2024.
Só para lembrar...
A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.
Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com eles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
PASSO A PASSO
Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:
1) Data e local;
2) Vocativo;
3) Identificação completa do reclamante;
4) No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;
5) Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;
6) Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação;
7) Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anúncio do produto que apresentou defeito;
8) Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;
9) Agradecimento pela tomada de providências;
10) Despedida – “Atenciosamente”;
11) Assinatura;
12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);
13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente, na primeira pessoa do discurso.