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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO - CONES BLOQUEIAM ESTACIONAMENTO
CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS
CONES BLOQUEIAM VAGAS DE ESTACIONAMENTO
CARTA DE RECLAMAÇÃO A SECRETARIA DE TRÂNSITO
ID: HYF
LEITURA:
Provavelmente, você já se deparou com a cena: uma vaga disponível para
estacionamento de veículos em via pública está bloqueada com objetos como
cones, cavaletes, cadeiras e até engradados de bebidas. Geralmente, essa
"reserva" de vaga acontece em frente a estabelecimentos comerciais e
é feita pelos responsáveis por esses comércios. Agir como se a pessoa fosse
"dona" da rua, na tentativa de "privatizar" um espaço
público para proveito próprio, é ilegal.
REIS,
Alessandro. Disponível em:
https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2023/09/13/rua-privatizada-ate-onde-vai-o-direito-a-guardar-vaga-de-estacionamento.htm.
Adaptado. Acesso em 31.ou.t2023.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Você percebeu que, regularmente, vagas de estacionamento em
frente a uma bomboniere estão sendo bloqueadas, com cones e cadeiras. Sabendo
que essa prática não é permitida por lei, você já pediu ao proprietário da
bomboniere, por diversas vezes, que não fizesse isso, mas não foi atendido.
Você, então, decide tomar uma providência. Qual?
COMANDO: Escreva uma CARTA DE RECLAMAÇÃO à Secretaria Municipal de Trânsito, para
expor, reclamar e pedir uma solução ao problema.
IMPORTANTE: Para a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO, examine o passo a passo abaixo e, se necessário, crie elementos/informações que não estejam no enunciado da proposta.
Escreva, aproximadamente, 25 linhas.
Só para lembrar...
A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.
Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com eles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
PASSO A PASSO
Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:
1) Data e local;
2) Vocativo;
3) Identificação completa do reclamante;
4) No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;
5) Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;
6) Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação;
7) Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;
8) Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;
9) Agradecimento pela tomada de providências;
10) Despedida – “Atenciosamente”;
11) Assinatura;
12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);
13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente,
na primeira pessoa do discurso.