VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - ARTIGO DE OPINIÃO - DIVERSIDADE

ARTIGO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

DIVERSIDADE

ARTIGO DE OPINIÃO – ID: L68


Texto I

Em sociedades amadurecidas e civilizadas, a diversidade manifesta-se de várias formas: nas as religiões, nas cores das pessoas e nas condições sociais, cada qual com seus entendimentos e modos de ver o mundo. Em se tratando na diversidade de cor, é certo que o Brasil, de extensão continental, abarca um misto de origens e histórias que formam o povo tupiniquim, Além disso, existem diferenças de status social: alguns têm mais recursos, outros enfrentam mais dificuldades, mas todos, seres humanos, têm o mesmo valor. Respeitar essas diferenças é essencial para evitar preconceitos e construir uma convivência mais justa. Na escola, por exemplo, quando os alunos aprendem a valorizar colegas de origens distintas, o ambiente se torna mais acolhedor. Na sociedade, a cooperação entre pessoas diversas permite encontrar soluções mais criativas para os problemas. Por isso, reconhecer e respeitar a diversidade de religião, cor e status é um passo importante para a paz e a igualdade.

Ana Lúcia Amorim, psicopedagoga.

 


COMANDO: A partir do tema depreendido no material de apoio, qual seja, DIVERSIDADE, escreva um ARTIGO DE OPINIÃO.


Você já sabe...

O ARTIGO DE OPINIÃO (ou Artigo opinativo, ou, ainda, Texto de opinião), como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema, por vezes,  polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo.

O Artigo de opinião é, geralmente, escrito na primeira pessoa, leva título e assinatura.


A estrutura do Artigo de opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;

. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e

. Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.


ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião, não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta