VOLTAR PARA OS TEMAS

[GDE] EFAI - POEMA - O ELEFANTE

POEMA - EF ANOS INICIAIS

POEMA

O ELEFANTE

ID: GDE


VOCÊ JÁ SABE...

Poemas são textos escritos em versos, agrupados em estrofes. Verso é cada linha do poema. Estrofe é o “bloquinho” de versos. Cada estrofe traz, quase sempre, uma ideia completa sobre o tema. Rima é a terminação de cada verso com o mesmo som. Os versos podem ser rimados ou não. Os poemas, geralmente, exploram temas voltados aos sentimentos, a tudo aquilo que é subjetivo: amor, prazer, tristeza, sonho, paz, encanto, saudade, infância, presente etc. Também podem explorar histórias, escritas de uma forma diferente: com brincadeira ou emoção. A poesia, que é a arte de compor versos, é texto literário, enfeitado. Os jornais, que trazem notícias, são textos utilitários, objetivos.





PRODUÇÃO DE TEXTO: Você deverá escrever um poema, a partir do tema: O ELEFANTE. Escreva versos com rimas.


Dicas: um elefante lembra robustez, força, lentidão. Mas não é só isso: levante hipóteses, por exemplo: um espinho na pata do elefante; uma formiga que queira brincar de esconde-esconde com o elefante; um passeio num parque de diversões – já imaginou o elefante na montanha-russa? E na roda-gigante?!


Não economize criatividade!




IMPORTANTE: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.