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EF ANOS FINAIS - DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - FALTA DE INCENTIVO À LEITURA

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF ANOS FINAIS

FALTA DE INCENTIVO À LEITURA

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - ID: KYC

Texto I

A falta de incentivo à leitura no Brasil é resultado de um conjunto de fatores históricos, sociais e culturais que dificultam o acesso e a valorização do hábito de ler. Em primeiro lugar, destaca-se a desigualdade social, que impede muitas famílias de adquirirem livros ou de terem contato frequente com bibliotecas e livrarias, limitando o acesso de crianças e jovens ao universo literário. Além disso, o sistema educacional, em muitos casos, não prioriza metodologias que estimulem o prazer pela leitura, restringindo-se à obrigatoriedade de obras e resumos para avaliações, o que transforma a atividade em tarefa mecânica, em vez de experiência significativa. Soma-se a isso o impacto das novas tecnologias, que oferecem conteúdos rápidos e superficiais, criando resistência ao esforço cognitivo exigido por textos mais longos. Como consequência, forma-se uma população com baixo índice de letramento, dificuldades de interpretação e menor capacidade crítica, o que compromete não apenas o desempenho acadêmico, mas também a participação cidadã e a inserção qualificada no mercado de trabalho. Assim, a falta de estímulo à leitura perpetua o ciclo de exclusão cultural e social, o que não só enfraquece o desenvolvimento intelectual, como também limita as possibilidades de transformação da realidade coletiva.

Gislaine Buosi, advogada e educadora.

PROPOSTA DE


REDAÇÃO: Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “A falta de incentivo à leitura no Brasil”.

 

 SÓ PARA LEMBRAR...

Os textos dissertativos apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, entre outros aspectos aprendidos em sala de aula, é necessário: 1) apresentar o tema; 2) apresentar a tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema; 3) discutir o tema, amparando-se em evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos, comentários de voz de autoridade etc.; 4) finalizar o raciocínio, ou seja, desfechar o texto, retomando e reforçando seu ponto de vista.

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