EF ANOS FINAIS - DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - FALTA DE INCENTIVO À LEITURA
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF ANOS FINAIS
FALTA DE INCENTIVO À LEITURA
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - ID: KYC
Texto I
A falta de incentivo à leitura no Brasil é
resultado de um conjunto de fatores históricos, sociais e culturais que
dificultam o acesso e a valorização do hábito de ler. Em primeiro lugar,
destaca-se a desigualdade social, que impede muitas famílias de adquirirem
livros ou de terem contato frequente com bibliotecas e livrarias, limitando o
acesso de crianças e jovens ao universo literário. Além disso, o sistema
educacional, em muitos casos, não prioriza metodologias que estimulem o prazer
pela leitura, restringindo-se à obrigatoriedade de obras e resumos para
avaliações, o que transforma a atividade em tarefa mecânica, em vez de
experiência significativa. Soma-se a isso o impacto das novas tecnologias, que
oferecem conteúdos rápidos e superficiais, criando resistência ao esforço
cognitivo exigido por textos mais longos. Como consequência, forma-se uma
população com baixo índice de letramento, dificuldades de interpretação e menor
capacidade crítica, o que compromete não apenas o desempenho acadêmico, mas
também a participação cidadã e a inserção qualificada no mercado de trabalho.
Assim, a falta de estímulo à leitura perpetua o ciclo de exclusão cultural e
social, o que não só enfraquece o desenvolvimento intelectual, como também limita
as possibilidades de transformação da realidade coletiva.
Gislaine
Buosi, advogada e educadora.
PROPOSTA DE
REDAÇÃO: Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o
tema: “A falta de incentivo à leitura no Brasil”.
SÓ PARA LEMBRAR...
Os textos dissertativos
apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, entre outros
aspectos aprendidos em sala de aula, é necessário: 1) apresentar o tema; 2) apresentar
a tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema; 3) discutir o tema,
amparando-se em evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos,
comentários de voz de autoridade etc.; 4) finalizar o raciocínio, ou seja,
desfechar o texto, retomando e reforçando seu ponto de vista.