EF ANOS FINAIS - DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - FAKE NEWS
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF ANOS FINAIS
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
FAKE NEWS
ID: K7J
Texto I
A expressão fake news se
popularizou há pouco tempo, mas isso não quer dizer que notícias falsas sejam
um fenômeno novo. Apesar da frequência ser menor antigamente (não estávamos
ainda na era da internet), não faltam casos de mentiras disseminadas por
jornais e rádios ao longo da história. (...) Avisar que o assunto é falso pode
não ser suficiente quando o formato dele é muito parecido com o real. Foi o que
aconteceu em 1874 com o New York Herald, que dedicou a capa ao relato de uma
suposta fuga de animais do Zoológico do Central Park. A reportagem usou
ilustrações para contar a história de que eles estariam à solta pela cidade.
Ainda que a página terminasse com a frase: “É claro que tudo isso acima é pura
invenção.”, em letras pequenas, o Herald ainda foi capaz de causar pânico em
massa: aulas foram canceladas, a polícia acabou sendo acionada e homens que
possuíam armas saíram pelas ruas para “domar” os animais.
http://guiadoscuriosos.uol.com.br/blog/historia-2/fake-history-noticias-falsas-sao-publicadas-ha-muito-muito-muito-tempo/,
com ajustes.
Texto
II
O mais relevante dos impactos das fake news, sem dúvida, é a proliferação
desenfreada de mentiras, o que acelera o processo da desinformação e não só
compromete a formação do pensamento crítico, como também vai na contramão do
jornalismo sério, que pressupõe a apuração dos fatos e a dedicação à informação
real e consistente. Um estudo realizado pelo instituto de tecnologia de
Massachusetts (MIT), apontou que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido
que as verdadeiras. Você sabe por quê? A falta de interesse da sociedade
perante a veracidade dessas informações é a principal causa. Muitos não se
preocupam com a fonte da informação e são induzidos a compartilhar o conteúdo,
gerando como consequência o maior alcance da notícia, inserindo mais pessoas
nesse meio. Espalhar notícias falsas virou um grande negócio. No meio
midiático, em alguns casos, a necessidade de engajar a audiência é um fator que
colabora para a disseminação de fake news, já que o retorno financeiro dos
cliques impulsiona a notícia.Neste contexto,
a busca pela atenção das pessoas é colocada acima de valores éticos e morais. E
como identificar fake news? Consulte a fonte da notícia. Em meios de
comunicação mais sérios, informações como dados e estatísticas vêm atreladas a
um instituto de pesquisa confiável. E como podemos impedir fake news? Primeiro,
identificando e, na sequência, não repassando o conteúdo. É importante que o
Governo Federal realize campanhas para o esclarecimento da população e adote
políticas públicas de alfabetização midiática e informacional e a promoção de
práticas digitais, como o “fomento à produção de conteúdos positivos e
contra-narrativas que engajem a sociedade num debate mais qualificado balizado
pelo respeito aos direitos humanos e aos princípios de pluralidade e
diversidade, conforme recomenda a Unesco”.
http://republicanos10sp.org.br/artigos/fake-news-conheca-os-impactos-na-sociedade-brasileira/,
com ajustes.
Texto
III
Otto von Bismarck, diplomata e político alemão: “Nunca há tanta mentira quanto
antes das eleições, durante a guerra e depois da caça.”
COMANDO:
Escreva, em aproximadamente 25 linhas, uma DISSERTAÇÃO
ARGUMENTATIVA sobre o tema: Os impactos das fake news na sociedade contemporânea.
Só
para lembrar...
Os textos
dissertativos apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, é
necessário:
1) apresentar o
tema;
2) apresentar a
tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema);
3) discutir o
tema, a partir de evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos,
comentários de voz de autoridade etc.;
4) finalizar o
raciocínio, ou seja, desfechar o texto, retomando e reforçando o ponto de vista
defendido ao longo do texto ou apresentando soluções ao problema enfrentado.