VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - TEXTO PUBLICITÁRIO - CAMPANHA - PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

TEXTO PUBLICITÁRIO - EF ANOS FINAIS

CAMPANHA EM FAVOR DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

TEXTO PUBLICITÁRIO

ID: GT9



Você já sabe, mas não custa lembrar...


O TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de dar publicidade/tornar público/anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência, uma campanha etc. tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.


O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de forma, o quanto possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner, cartaz, anúncio, classificados são exemplos de textos publicitários.


Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo Imperativo. Geralmente, há um slogan – uma frase de efeito, rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do produto, do serviço ou até mesmo da pessoa anunciados. 



https://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2015/01/itau-prev-dpz02.jpg



IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e educado! Por exemplo: BEBA COM MODERAÇÃO; FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE.


O texto publicitário de campanha deverá contemplar, em linhas gerais: emissor, destinatário, apresentação, objetivo, motivo e finalidade, além de alguns detalhes que o contexto exigir.


Leia a matéria abaixo, ponto de partida para a produção textual:


Desperdício de água vira caso de polícia em condomínio de luxo

Moradores do Recanto Verde denunciaram vizinha por manter a torneira do jardim aberta por 2 dias. A vizinha alega que não havia percebido que a torneira estava aberta. “É mentira! Eu só não entrei e fechei a torneira por conta do rottweiler que tava solto” – disse um dos moradores, que preferiu não se identificar.


CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você more no Condomínio Recanto Verde e que, depois que soube do ocorrido, decide promover uma campanha em favor da preservação da água.


COMANDO: Escreva o TEXTO PUBLICITÁRIOa ser distribuído não apenas na recepção do condomínio, como também em pontos estratégicos da cidade, como escolas, postos de saúde e restaurantes. Entre os aspectos comuns aos textos publicitários, essa CAMPANHA deve conter exemplos de como é possível a comunidade colaborar para a preservação da água.


Atribua um slogan à campanha, que será composta apenas por texto verbal.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.