VOLTAR PARA OS TEMAS

[G9S] EF - PARÁFRASE - JOGOS OLÍMPICOS

PARÁFRASE - EF

JOGOS OLÍMPICOS

PARÁFRASE

ID: G9S


O QUE É PARÁFRASE?

A paráfrase é a reescrita de um texto, o que pode ser feito não apenas com a substituição de palavras pelos respectivos sinônimos, como também, e principalmente, com a reconstrução das frases.

PARÁFRASE NÃO É RESUMO NEM PARÓDIA

Assim como no texto parafrásico, nos resumos e nas paródias também se estabelece uma intertextualidade, ou seja, um diálogo entre textos, até porque todos eles, em tese, todos eles exigem o encadeamento temático do texto base.

Contudo, o texto parafrásico não comporta cortes, acréscimos ou posicionamento crítico do parafraseador (do autor da paráfrase).

É preciso, também, observar a sequência de ideias/fatos apresentados no texto base.



https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-fotografia-halteres-de-aco-preto-e-prateado-949126/


LEITURA:

Tanto os Jogos Olímpicos quanto os Paralímpicos são mais do que uma corrida por recordes, medalhas e busca da excelência. Por trás deles está a filosofia do barão Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico. Como educador, ele viu nos Jogos a oportunidade para que os povos desenvolvessem valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, como também à educação e à sociedade. Existem atualmente sete valores associados aos Jogos. Os valores olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito, enquanto os valores paralímpicos são a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.

MIRAGAYA. A. Valores para toda a vida. Disponível em: www.esporteessencial.com.br.

Acesso em: 23 jun. 2021, com adaptações.


COMANDO: Escreva a paráfrase do texto acima. Utilize de 10 a 12 linhas