VOLTAR PARA OS TEMAS

[GX5] EF - CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA - VOCÊ TEM UM CLONE

CONTO - EF ANOS FINAIS

VOCÊ TEM UM CLONE

CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA

ID: GX5




Free Foto profissional grátis de ambiente de trabalho, atividade, balcões Stock Photo

Foto profissional gratuita de ambiente de trabalho, atividade, balcões, clone, cômodo, computador portátil, dentro de casa, edição de fotos, empresa, escritório, esquisito, exposição múltipla, grupo, homem, homens, idêntico, multiplicar, pessoas, semelhante, sósia, trabalho em equipe (pexels.com)




CONTEXTUALIZAÇÃO: IImagine que hoje seja seu aniversário. Sua casa está repleta de convidados. De repente, a campainha toca. Uma caixa enorme é deixada na porta de sua casa. Todos estão curiosos. A caixa, além de enorme, é pesada. Rapidamente, você rasga os papéis que embalam a caixa, e depara com um clone. Isso mesmo! A primeira impressão é a de que se trata de um... espelho! Mas não é! Mais alguns minutos, e a campainha volta a tocar. Há outra caixa enorme, pesada...


COMANDO: Você deverá explorar essa situação e desenvolver um CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA de, aproximadamente, 25 linhas.


OPERAÇÃO “PUXA-IDEIAS”: como você vai conviver com um clone?; é um clone ou são dois?; vocês são, mesmo, iguais?; etc., etc., etc.


Seu conto de ficção científica deverá surpreender o leitor. Não economize criatividade!  

 


Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Nos contos de ficção científica existe a tentativa de convencer o leitor de que a trama, por vezes, pode não ser possível no contexto atual, mas poderia ser – isso porque o escritor de ficção científica, conforme o termo adianta, vale-se, quase sempre, de explicações ou fundamentações científicas.

Para validar a ficção científica, o escritor pode recorrer a ambientações futuras; inteligências ou atitudes humanas (cientistas, pesquisadores etc.); inteligências, atitudes ou invasões não humanas (extraterrestres, robôs etc.); viagens no tempo (máquina do tempo – passado ou futuro) e no espaço (batalha em Marte, na Lua etc.).



SUPER DICAS

. Comece a pensar assim: e seu eu criasse um...; e se depois de criado ele...; e se surgisse um opositor que...; e... o que mais der na telha!

. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.

Copyright © 2021. All rights reserved.