VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CONTO - RELEITURA DE "JOÃO E MARIA"

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO DE FADAS - JOÃO E MARIA

RELEITURA

ID: GUY



Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.


A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: a recriação exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!


“João e Maria”, um conto de fadas oralizado desde a Idade Média, é a base para a atividade proposta, qual seja, a produção de um CONTO.



LEITURA: A seguir, um trecho do conto de fadas “João e Maria”:


Era uma vez dois irmãos, João e Maria, filhos de um lenhador muito pobre. A mãe das crianças morreu e então o pai casou-se novamente, dando aos filhos uma madrasta que, além de cruel, era uma péssima dona de casa. Como não houvesse comida para todos, a madrasta mandou o lenhador abandonar João e Maria na floresta. O lenhador resistiu, mas, como, de fato, a comida estava acabando, resolveu obedecer a mulher. Ocorre que João, ouvindo a conversa do casal, pensou numa maneira de resolver a questão e, para isso, no dia seguinte, guardou o pedaço de pão que comeria pela manhã. Quando o pai saiu com as crianças floresta afora, João foi deixando migalhas do pão ao longo do caminho, a fim de que, depois de abandonados, seguissem a trilha das migalhas e retornassem a salvo para casa. Mas algo inesperado aconteceu: os passarinhos comeram as migalhas do pão e, desse modo, João e Maria não souberam retornar.



CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que essa história acontecesse nos dias de hoje. Considere o avanço das ferramentas tecnológicas (tablet, smartphone, notebook etc.) e os respectivos canais (portais de informações, redes sociais – Instagram, Whats’App etc.), além de outros itens tecnológicos, como meios de transporte (automóveis, motocicletas, avião, uber, metrô etc.) e Apps de delivery de alimentos (iFood, 99 Food etc.) e então levante hipóteses: será que o pai de João e Maria seria lenhador?; a madrasta seria “dona de casa”?; passariam fome?; as crianças seriam abandonadas... na floresta?; João teria uma estratégia diferente para retornarem seguros para casa?; etc., etc.



COMANDO: Aproveite e atualize ao máximo as situações do trecho acima. Pense em algum incidente para dar mais vida ao seu CONTO. Crie um final surpreendente!



O que é CONTO?


Você já sabe, mas não custa lembrar...


Contos são narrativas curtas – o escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens (que agem ao longo da história), tempo (quando acontecem os fatos), narrador (quem conta a história) e espaço (lugar em que acontecem os fatos).


Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação (das personagens, do tempo e do espaço), complicação (envolvimento/ação das personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).



SUPER DICAS:

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.