TEXTO I
Circularidade e reciclagem têxtil | A cada dia, toneladas de "lixo têxtil" são jogadas em aterros sanitários. O desperdício ainda está na moda: "estima-se que as perdas nas várias fases da etapa de fabricação de camisetas estão na ordem de 50% para o algodão, 31% para a poliamida e 29% para o poliéster. Em todos os casos, a etapa com maior perda é a confecção (corte e costura) – responsável por 25%", diz o relatório.
Nesse contexto, a economia circular se apresenta como uma das alternativas para acabar com o problema. O relatório define o conceito de moda circular como "intimamente relacionado com um sistema de produção e consumo de ciclo fechado, que tem como base a reciclagem, reparação e reutilização dos materiais e insumos utilizados durante todo o processo produtivo por diversas vezes."
Disponível em https://elle.com.br/moda/relatorio-traz-dados-ineditos-sobre-os-impactos-da-industria-textil-nacional (trecho)
TEXTO II
Como a indústria da moda pode agir?
Um relatório realizado pela parceria entre McKinsey & Company e Global Fashion Agenda avaliou os esforços necessários da indústria da moda no combate à poluição ambiental. A conclusão mostrou que as principais contribuições que as marcas podem fazer para o meio ambiente são: melhorar a mistura de materiais; aumentar o uso de transporte sustentável; melhorar as embalagens; descarbonizar as operações de varejo e reduzir a superprodução.
Disponível em https://www.ecycle.com.br/industria-da-moda/ (trecho)
TEXTO III
A importância dos ODS
Em virtude do crescimento do modelo fast fashion, nos últimos anos se iniciou uma cobrança da sociedade pelos impactos socioambientais da moda, como os danos irreversíveis à natureza, a degradação social em diversas regiões do mundo e o desrespeito às condições básicas de trabalho.
Neste cenário, a declaração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU assume papel de destaque. Destaca-se o ODS 12, que trata de assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis com redução de produtos químicos e de resíduos por meio da prevenção, da reciclagem e do reuso. Nesse sentido, este objetivo quer auxiliar na promoção de campanhas de educação ambiental orientadas ao consumo responsável.
Disponível em https://aupa.com.br/os-impactos-da-industria-textil-e-da-moda-no-meio-ambiente/ (trecho)
TEXTO IV
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
12.1 Implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento
12.2 Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais
12.3 Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita
12.4 Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente
12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/12
TEXTO V
Fonte: A Product Life Cycle Approach to Sustainability, Levi Strauss & Co., 2011.
Disponível em https://petesa.eng.ufba.br/blog/impactos-da-industria-da-moda-no-meio-ambiente
REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.