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Descubra quais são e como funcionam os tipos de gestão escolar

Entre os vários tipos de gestão escolar, não há um que seja exatamente superior ao outro. Em face dessa realidade, vamos tratar de questões que proporcionem uma visão analítica e crítica acerca da condução estratégica de uma instituição de ensino (IE). 

O desenvolvimento pleno de uma gestão realizada em ambiente escolar transcende as questões gerenciais ou administrativas. Em síntese, o sucesso das estratégias de uma IE está atrelado a uma série de fatores, incluindo engajamento por parte de alunos, bem como de professores. 

Neste artigo, você confere quais são os tipos de gestão  e a forma como eles operam no ambiente escolar. 

O que é gestão escolar?

A gestão escolar nada mais é do que o gerenciamento dos processos educacionais e setores na IE. A grande responsabilidade do gestor é garantir as condições necessárias para que a escola ofereça um ensino de qualidade. 

Para ser conduzida de forma eficiente, a gestão na escola deve saber como manejar fatores que vão desde a questão da motivação da equipe pedagógica até os processos de captação de alunos. Logo, a gestão escolar é processo interdisciplinar e é sustentado pelos sete pilares abaixo:

 

  • Gestão pedagógica: articula estratégias, métodos e conteúdo educacional. Sua função é otimizar os processos pedagógicos, sempre buscando elevar a qualidade do ensino;
  • Gestão administrativa: busca otimizar os recursos materiais e financeiros da escola. Em outras palavras, estamos falando da gerência de patrimônio e bens materiais;
  • Gestão financeira: é o gerenciamento eficiente do orçamento, sobretudo garantindo que fluxo de caixa da escola não registre mais gastos do que arrecadações;
  • Gestão jurídica: cuidas de questões que envolvem a escola com as normas que regulam o setor de educação e contratos de forma geral;
  • Gestão de recursos humanos: é responsável por potencializar cada profissional para que a escola funcione em alta performance. Entre outras atribuições, cuida para manter o engajamento das equipes e a formação continuada de profissionais. A ideia é manter a IE atrativa aos olhos do mercado dos novos talentos;
  • Gestão de comunicação: tem a incumbência de manter um diálogo eficiente e assertivo com os colaboradores, pais e alunos. 
  • Gestão de tempo e qualidade de ensino: se encarrega de conferir com regularidade o grau de eficiência de processos. Sua principal atribuição é compreender se cabem melhorias nos desenvolvimento.

Os pilares supracitados são essenciais para quaisquer dos tipos de gestão escolar conhecidos e praticados nas IEs. A seguir, você confere quais são as características de cada um deles. 

Os 4 tipos de gestão escolar

Não existe uma fórmula correta para organizar os processos de gerenciamento praticados em uma escola. É factual, no entanto, a existência de quatro tipos de gestão escolar. A seguir, você conhecerá cada um deles. 

1. Gestão escolar burocrática e administração centralizada

Eis um modelo de gestão escolar conservador e hierárquico. Em outras palavras, nesse tipo de gestão a diretoria lança mão de autonomia total para tomar decisões e conduzir processos. Ademais, a comunicação geralmente é verticalizada, com foco nos resultados e não nas relações interpessoais. 

Por fim, é importante frisar que algumas IEs já não estão com suas bases fixadas na gestão escolar burocrática. Dessa forma, algumas escolas estão em momento de mudança de mindset,ou seja, já iniciaram a abertura para que os demais atores da comunidade escolar também participem das questões burocráticas. 

2. Gestão escolar burocrática e administração descentralizada

A questão da hierarquia é uma das características desse tipo de gestão, ou seja, o papel do diretor continua sendo impactante. As decisões, os planejamentos e os monitoramentos, no entanto, contam com aval de outros profissionais. Nesse sentido, a IE pode contar com supervisores responsáveis por coordenar cada um dos pilares citados acima. 

3. Gestão escolar com coordenadores de turno

Nessa gestão escolar, a IE conta com coordenadores preparados para lidarem com questões cotidianas, sempre buscando evitar o impacto negativo no dia a dia da escola. Geralmente, esses profissionais se revezam por turnos e estão prontos para resolverem questões que vão de logística ao relacionamento interpessoal entre os alunos. O papel do diretor, naturalmente, é de muita valia e a habilidade de saber delegar é indispensável.  

Em  sua quinta edição, o Podcast Aula Magna Redigir recebeu o prof. Rafael Barrozo, coordenador da área de Letras no Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, em Goiânia. Durante a conversa, Barrozo fez alguns comentários que desenham algumas características desse tipo de gestão. Segundo ele, a estrutura da escola dispõe de um plantão semanal para que os professores resolvam as dúvidas dos alunos acerca das questões que envolvem a produção de redações.

4. Gestão escolar participativa ou democrática

Esse tipo de gestão prioriza o envolvimento de toda a comunidade escolar no desenvolvimento dos processos e nas tomadas de decisões. Nesse sentido, coordenadores, professores, pais e alunos participam de atividades como, por exemplo:

  • Desenvolvimento de planos pedagógicos;
  • Definição de objetivos;
  • Implementação de atividades.

 

Por ter uma natureza mais horizontalizada, a gestão participativa encontra alguns gargalos. A principal dificuldade, inclusive, é a demora para definir passos e estratégias — haja vista que são muitos indivíduos opinando. Outro ponto de estrangulamento quase fatal é o engajamento, sobretudo por parte dos pais e alunos, que historicamente não participam dos bastidores do cotidiano escolar. 

Como escolher o tipo de gestão escolar?

Antes de tudo, é preciso entender que a comunicação saudável é uma característica essencial em todos os tipos de gestão escolar. Ademais, é fundamental a escola contar com ferramentas de monitoramento e organização. 

O tipo de gestão escolar ideal não existe, justamente porque cada instituição tem suas idiossincrasias e  peculiaridades. Por isso, antes de tomar uma decisão, é importante considerar as seguintes variáveis:

  • Proposta pedagógica;
  • Quantidade de alunos;
  • Quantidade de professores;
  • Relacionamento entre os membros da comunidade escolar.

 

Conseguiu identificar algum tipo de gestão que seja compatível com os propósitos da sua escola? Conte para nós nos comentários. 

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