X
Redigir
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG
ACESSAR
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG ACESSAR

Texto de campanha educativa – Black friday – Podcast Redigir Fundamental

Alunos, professores e gestores do Ensino Fundamental, bem-vindos a mais uma temporada de episódios do Podcast Redigir Fundamental, uma ferramenta infalível para aprimorar as redações! Preparem-se para uma verdadeira revolução – a professora Gislaine Buosi, semanalmente, grava episódios que, além de muito criativos, atendem perfeitamente a demandas cada vez mais exigentes. Por aqui, há técnica e sensibilidade a toda prova!

Conheçam propostas dos mais variados gêneros redacionais, como Resenhas, Editoriais, Crônicas, Artigos de Opinião e Fábulas, cuja coletânea de apoio é não só bem selecionada, como também atualizada. São atividades que despertam a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a explorar temas contemporâneos e talvez até – quem sabe? – se descobrirem escritores de ficção! 

Sem dúvida, o Podcast Redigir Fundamental é o grande aliado das aulas de redação! Juntem-se a nós, na linha de frente da Educação com a Plataforma Adaptativa Redigir.

 

Texto de campanha educativa – Black friday

Confiram o episódio!

Transcrição do episódio

Olá! Que bom nos encontrarmos aqui mais uma vez! Seja muito bem-vindo ao podcast Redigir Fundamental! Eu sou Gislaine Buosi, escritora e professora de Redação e Literatura. No episódio de hoje, falo sobre a redação de campanha educativa, um gênero textual de muita importância, tendo em vista as diversas situações que demandam um esforço coletivo para que sejam atendidas ou resolvidas.

No final há uma proposta e um texto de campanha sobre o tema: Advertência aos consumidores sobre os riscos do evento Black Friday. 

Campanha são os esforços de uma coletividade em favor de um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter sócio-reivindicatório – a campanha finaliza com uma advertência, um incentivo ou um pedido à coletividade para doar, fazer ou deixar de fazer alguma coisa etc.

Não há uma estrutura fixa a ser seguida. A redação do texto de campanha é maleável e, muitas vezes, utiliza-se também de textos não verbais – imagens; o texto é, geralmente, escrito na 3ª pessoa do singular; usa vocabulário simples, uma vez que pretende alcançar todo o tipo de leitor; o título e o subtítulo devem, o quanto possível, antecipar o objetivo e o beneficiário da campanha.

Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir a uma campanha educativa – por exemplo, a uma campanha em que se faça alguma advertência – deve ter as seguintes informações:

– quem promove a campanha: pessoas físicas, igrejas, escolas, associações de amigos etc.;

– a quem se destina a campanha: a estudantes; à população idosa; à comunidade em geral; a profissionais da saúde etc.;

– qual o objetivo da campanha: promover a conservação de espaços públicos e privados; minimizar riscos de incêndio etc.;

– período em que vai acontecer a campanha: de 20 de janeiro a 12 de fevereiro; campanha nacional ininterrupta etc.;

– convite para que a coletividade se engaje e divulgue a campanha; 

– iniciativas para efetivar ou agilizar os resultados esperados pela campanha; 

– advertência explícita, a fim de que situações de perigo sejam denunciadas;

– canais para recebimento de denúncias;

– outros detalhes que o contexto sugerir.

Vamos conhecer a proposta de redação? 

Há um texto de apoio, a partir do qual você deve escrever um texto para uma campanha educativa que contemple uma advertência aos consumidores sobre os riscos do evento Black Friday.

Mãos à obra! 

 

Aqui está meu texto de campanha educativa:

PAY ATTENTION!

CAMPANHA EDUCATIVA – CUIDADOS COM A BLACK FRIDAY

Com a proximidade da Black Friday, o entusiasmo pelas grandes promoções pode acabar em frustração. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), alerta o consumidor de bens e serviços: nem todas as ofertas são verdadeiras.

Proteja-se de práticas abusivas e fraudes. Confira as dicas:

– verifique os preços: não caia na armadilha “o dobro pela metade”; acompanhe os valores dos produtos antes da Black Friday para identificar descontos reais;

– exija informações claras: segundo o Código de Defesa do Consumidor, todas as promoções devem ser transparentes sobre preços, condições de pagamento e restrições;

– desconfie de ofertas milagrosas: preços extremamente baixos podem esconder produtos de má qualidade ou golpes virtuais;

– selecione sites confiáveis: busque lojas com boa reputação e confira se os canais de atendimento estão funcionando e se as opiniões dos consumidores sobre produtos e serviços daquele fornecedor são favoráveis;

– denuncie irregularidades: se identificar práticas abusivas, registre sua reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.

A Black Friday deve ser uma oportunidade de economia, não um risco ao bolso do consumidor. 

Se você se sentir lesado ou tiver algum problema com produtos ou serviços, acione o órgão de defesa do consumidor e denuncie!  

Acesse: www.proconbrasilsemprejuizo.gov.gov.br

Fique atento! Compartilhe essas dicas e não deixe o desconto sair caro!

Vera Lúcia Amorim

Coordenadora da Senacon

Out-2024

 

E então? Gostou do meu texto de campanha? 

Também quero conhecer o seu, ok? E que tal escrevê-lo agora (clique aqui)?! Vamos lá! Não perca tempo!

Antes de postar a redação na Plataforma, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se não há repetição nem sobra de palavras, se a acentuação gráfica, a pontuação, a ortografia, a conjugação verbal, as concordâncias e as regências estão corretas.  

Enfim, poste a redação e, assim que ela chegar corrigida no seu aplicativo, frequente o percurso de aprendizagem da Plataforma Redigir. Lá você encontrará tópicos de gramática e listas de exercícios, sobre os pontos a serem aprimorados no texto. 

É isso! Espero você num próximo episódio!

 

Confira aqui o episódio anterior.

 

Rumo a redações excelentes no Ensino Fundamental!

A Plataforma Redigir é ideal para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de escrita. Além de fornecer correções de redação, a plataforma oferece recursos exclusivos e adaptativos, incluindo videoaulas personalizadas, tópicos de gramática, listas de exercícios e podcasts. 

 

POPULARES

Newsletter

Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!

Dúvidas Frequentes Material didático
Seja Corretor Enem Seja Corretor Fundamental

Institucional

Política de Privacidade Termos de Uso LGPD
Facebook Linkedin Youtube E-Mail

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.