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Tendências pedagógicas em plataformas educacionais

Neste artigo, vamos conhecer o que são plataformas educacionais, seus tipos, vantagens e desvantagens. O leitor entenderá por que essas plataformas se transformaram em uma tendência pedagógica e também conhecerá especificamente um modelo, as chamadas plataformas adaptativas.

 

Aluna em plataforma digital

O que são plataformas educacionais e por que elas são uma tendência pedagógica?

 

Por Plataformas Educacionais pode-se entender todo um conjunto de sistemas tecnológicos, disponibilizados geralmente em formato digital, que oferecem a possibilidade de ampliação das experiências escolares para além dos muros da escola. Tais ferramentas transformaram-se em tendência na educação do século XXI.

Os recursos educacionais disponíveis atualmente formam um conjunto variadíssimo, permitindo ao gestor escolar disponibilizar opções para quaisquer disciplinas. Se for de interesse da coordenação pedagógica, também é possível trabalhar, a partir dessas plataformas, com habilidades e competências transversais.

As plataformas educacionais transformaram-se em uma tendência pedagógica por permitirem a ampliação da experiência didática, customizarem o processo de ensino-aprendizagem e resolverem problemas específicos do cotidiano escolar (problemas que, muito frequentemente, limitavam o sucesso do projeto pedagógico escolar). Esse é um fenômeno que, a propósito, não se restringe ao Brasil; sua repercussão é tão grande que até a ONU, por meio da UNESCO, divulgou uma lista de plataformas educacionais.

Vantagens e desvantagens que o gestor escolar deve conhecer

Naturalmente, a adesão a uma ferramenta educacional por parte da gestão escolar precisa observar o contexto educacional no qual a escola está inserida, permitindo uma avaliação precisa sobre os seus prós e contras. De modo geral (e até mesmo foi por isso que elas se transformaram em uma tendência pedagógica), as plataformas educacionais trazem mais vantagens do que desvantagens. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre isso.

Entre outras vantagens possíveis, vamos citar quatro delas, obtidas pelos uso de plataformas educacionais digitais: a ampliação do espaço e do tempo escolares; a flexibilização das rotinas; a customização do processo de ensino-aprendizagem; e a adaptação ao mundo contemporâneo e às novas gerações de professores e estudantes.

 

  • Ampliação do espaço e do tempo escolares: em uma sociedade híbrida, a escola não precisa mais limitar a sua atuação direta com o estudante ao tempo em que ele passa na escola. Uma das principais vantagens das plataformas digitais é justamente fazer com que a aula vá além dos 50 minutos, permitindo interações didáticas a qualquer tempo e lugar.

 

  • Flexibilização das rotinas: professores, coordenação pedagógica e alunos ganham produtividade quando podem trabalhar e se comunicar de forma assíncrona. A flexibilização das rotinas tende a ampliar o engajamento no plano de ação pedagógico, tanto por parte de alunos quanto por parte de professores e de gestores escolares.

 

  • Customização do processo de ensino-aprendizagem: talvez essa seja a principal demanda por parte das famílias e dos alunos neste século. As plataformas educacionais possibilitam um olhar individualizado sobre cada aluno em sua jornada escolar.

 

  • Adaptação ao mundo contemporâneo: a digitalização de parte do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o híbrido, faz com que a experiência do estudante esteja mais concatenada com a sua própria experiência de vida. E cada vez mais os professores estarão nessa mesma situação.

 

Por outro lado, há três desvantagens que precisam ser observadas, de modo a serem contornadas pela equipe de coordenação pedagógica. Vamos a elas: a padronização da abordagem didática; a demanda por conexão de banda larga; os custos de aquisição e manutenção.   

 

  • Padronização didática: essa é uma desvantagem que deve ser observada, afinal, em um país continental como o Brasil, os contextos educacionais são muito diversificados. Cabe à gestão escolar, ciente desse ponto, buscar soluções educacionais que estejam em consonância com o projeto pedagógico institucional. 

 

  • Conexão: esse problema afeta, sobretudo, realidades mais carentes e do interior do país. É preciso que a coordenação pedagógica esteja atenta para garantir conexão a todos os estudantes, sob pena de transformar o que seria um tendência pedagógica em uma sentença de exclusão.

 

  • Custos: de modo geral, as soluções educacionais que estão no mercado apresentam-se com custo acessível, porém, se considerarmos a necessidade de adesão a mais de uma plataforma educacional, os custos podem se tornar inviáveis. É por isso que o gestor escolar precisa considerar o projeto pedagógico e o plano de ação pedagógico, de modo a ter assertividade em suas escolhas de aquisição de plataformas.

Tipos de plataformas educacionais

 

Para que você possa entender ainda mais sobre essa nova tendência na educação, vamos listar abaixo alguns dos principais tipos de plataformas educacionais.



  • Learning Management System (LMS): em Português, Sistema de Gestão da Aprendizagem. São plataformas que oferecem uma série de recursos que passam por todo o processo de ensino-aprendizagem, em suas diversas dimensões, como avaliação, gestão de conteúdos, didática, entre outros. Os LMS também são conhecidos como e-learnings. O uso deste tipo de plataforma educacional já é bastante amplo, permitindo inclusive pesquisas sobre seus impactos a partir do uso por parte de gestores escolares. 

  • Learning Experience Platform (LXP): O LXP, como aponta o próprio nome, concentra seu foco na experiência do aluno. Na prática trata-se de LMS, mas com funções adicionais cuja missão é tornar a experiência de aprendizagem mais efetiva. São exemplos recursos de adaptatividade, direcionamento de conteúdos e customização de jornadas.

 

  • Massive Open Online Course (MOOC): trata-se de cursos on-line já com grande repercussão no ensino superior e também na pós-graduação e na formação técnica. As características fundamentais já se inserem na própria definição, ou seja, são cursos abertos e disponibilizados, graças aos recursos de internet, para um grande número de interessados.

Plataformas adaptativas: uma tendência educacional também para a produção textual

Entre as opções de plataformas educacionais digitais que têm se transformado em tendência na educação, destacam-se as plataformas adaptativas. Trata-se de ferramentas que, por meio de algoritmos, possibilitam uma experiência de aprendizagem otimizada. Por meio de testes, o sistema consegue gerar relatórios exclusivos para cada indivíduo, oferecendo trilhas de estudos adaptadas para cada jornada estudantil.

Uma grande novidade trazida nos últimos anos é justamente a da ampliação da cobertura desse tipo de ferramenta para as diversas disciplinas do currículo escolar. A limitação inicial que fazia com que essas ferramentas educacionais trabalhassem para a geração dos diagnósticos exclusivamente com teste de múltipla escolha, hoje, está superada. Há diversas ferramentas utilizando-se de recursos computacionais variados, inclusive a Plataforma Redigir, que oferece a única plataforma adaptativa para Redação do Brasil.

Conclusão

Diante de tudo isso, parece claro que o uso de plataformas educacionais em escolas é, além de uma tendência pedagógica, uma realidade. Para que essa realidade de fato impacte positivamente o processo de ensino-aprendizagem, é importante que o gestor escolar esteja atento ao conjunto de vantagens e de desvantagens que listamos acima. Juntamente com a coordenação pedagógica e com os professores, é possível identificar, em um mercado em que as opções já são numerosas, aquelas que estarão realmente adequadas ao projeto pedagógico institucional e ao plano de ação pedagógico estabelecido.

Por fim, vale ressaltar que as plataformas digitais também são uma opção interessante para o trabalho de formação de professores e coordenadores pedagógicos. Os MOOCs devem ser conhecidos e considerados pela gestão escolar. Outras opções de cursos e repositórios de conteúdos também podem atender a essa demanda tão forte, ainda mais em tempos disruptivos como os que vivemos atualmente. Finalmente, também não se pode deixar de observar a relevância das plataformas adaptativas, responsáveis atualmente por uma revolução no modo como os professores ensinam e os alunos aprendem.

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