Alunos, professores e gestores do Ensino Fundamental, bem-vindos a mais uma temporada de episódios do Podcast Redigir Fundamental, uma ferramenta infalível para aprimorar as redações! Preparem-se para uma verdadeira revolução – a professora Gislaine Buosi, semanalmente, grava episódios que, além de muito criativos, atendem perfeitamente a demandas cada vez mais exigentes. Por aqui, há técnica e sensibilidade a toda prova!
Conheçam propostas dos mais variados gêneros redacionais, como Resenhas, Editoriais, Crônicas, Artigos de Opinião e Fábulas, cuja coletânea de apoio é não só bem selecionada, como também atualizada. São atividades que despertam a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a explorar temas contemporâneos e talvez até – quem sabe? – se descobrirem escritores de ficção!
Sem dúvida, o Podcast Redigir Fundamental é o grande aliado das aulas de redação! Juntem-se a nós, na linha de frente da Educação com a Plataforma Adaptativa Redigir.
Confiram o episódio!
Amigão, sei que nem todo mundo ficou feliz com minha atitude. Meus tios, por exemplo, além de acharem que isso vai “atrapalhar os estudos”, ficaram muito contrariados quando souberam que vendi minha bicicleta de corrida – vendi, assim que soube da seleção. Preciso comprar um encordoamento novo para a guitarra.
Olá, pessoal! Que bom nos encontrarmos aqui mais uma vez! Seja muito bem-vindo ao podcast Redigir Fundamental! Eu sou Gislaine Buosi, escritora e professora de Redação e Literatura.
Hoje vamos conhecer um gênero textual que, tenho certeza, despertará em você uma vontade enorme de escrever… uma página de diário.
O fragmento que acabo de ler, acredito, já levantou uma dúvida: você é guitarrista, Gislaine?
Era isso o que eu ia perguntar, professora…
Opa! Meu aluno imaginário está bem atento… Olha só… Para as atividades escolares, é possível dar ao texto um caráter ficcional/inventado. Daí, então, o texto literário de uma página de diário, que pode comportar um universo.
Escrever uma página de diário em que consta que você perdeu a hora, e que, por isso, chegou atrasado ao colégio… ou que no caminho houve um acidente… ou que seus primos estiveram em sua casa durante a tarde… Ah… Isso é muito comum.
A proposta de hoje é mais ousada! Bem, agora que você já sabe que a página de diário pode ser inventada e tal, para esta atividade, você deverá imaginar-se outra pessoa e, a partir de então, escrever uma página de seu diário.
Então você vai fazer de conta que é um guitarrista…
É, é isso!
Já tô curioso, Gislaine! Será que eu conheço o guitarrista?
Você é curioso, mesmo, hein? Antes de revelar quem é o guitarrista, deixa-me apontar algumas características importantes desse gênero textual. Vamos lá!
Você já sabe, trata-se de uma escrita bem pessoal, sem formalidades, sem estrutura pré-definida. Para esse gênero, especialmente na escrita escolar, importam a organização e a coerência daquilo que se relata, a noção de começo, meio e fim do episódio, ou seja, do dia.
O diário é um texto narrativo?
Há de ser predominantemente narrativo, até porque, em tese, comporta a trajetória, o decurso de um dia; e é preciso também explorar aspectos descritivos, a fim de que cenas, ambientes, pessoas, coisas sejam pormenorizadas, quer dizer, sejam mais bem caracterizadas. Passagens reflexivas também cabem numa página de diário.
Ainda que a escrita para a leitura de terceiros, obviamente por conta de registros particulares, é certo que quem escreve diários guarda-os como verdadeiros tesouros a serem relidos ao longo do tempo – o diário é um álbum de acontecimentos e, desse modo, é preciso registrarmos a intensidade das coisas: cores, sabores, cheiros…, entende?, para que nada seja esquecido.
O texto é escrito na 1ª pessoa do singular e os verbos são empregados, geralmente, no passado – até porque escrevemos sobre algo que aconteceu no dia…
Certos escritores personificam o diário, quer dizer, atribuem a ele um nome, dialogam com ele, fazendo do diário uma espécie de confidente. É comum, também, o escritor começar o texto cumprimentando e terminá-lo despedindo-se do “amigo”. O texto pode ser datado.
Tá na hora! Vamos escrever uma página de diário?
Você não vai me dizer quem é o guitarrista, Gislaine?
Ora… o guitarrista é você, ou melhor, seu eu-inventado!
O fragmento abaixo é o começo de uma página de diário. Você deverá dar sequência ao texto:
5 de janeiro
Olá, amigão!
As notícias de hoje foram decisivas. É certo que nem todos concordaram com o que fiz, houve alguns questionamentos, em especial de pessoas não tão próximas da família. Mas, enfim, acredito que minha atitude tenha sido o melhor escape.
Digo a você que hoje, ao abrir os jornais, levei um choque…
(Esse é o fragmento que já consta na proposta. Na sequência, a minha produção.)
Logo na primeira folha, li a seguinte manchete: Banda de Umuarama é selecionada para o “Prêmio Internacional Música na Escola”.
Sim, é isso mesmo, amigo! A banda que montei com a galera do colégio foi selecionada para tocar no Autódromo de Interlagos, onde será a semifinal. E, de lá, para Londres! Fique desde já na torcida, hein?!
Mas nem todo mundo ficou feliz. Meus tios, por exemplo, além de acharem que isso vai “atrapalhar os estudos”, ficaram muito contrariados quando souberam que vendi minha bicicleta de corrida – vendi, assim que soube da seleção. Preciso comprar um encordoamento novo para a guitarra, e isso custa um bom dinheiro. Ontem ouvi meu pai dizer que não anda bom de bolso…
Nosso show está marcado para 31 de janeiro – isso quer dizer que temos apenas 26 dias para os ensaios. Já estou até vendo a vizinhança reclamar dos acordes! Vou contar a todos eles o que aconteceu, e tenho certeza de que ficarão orgulhosos ao saberem que Umuarama, uma pequena cidade do interior do Paraná, vai ganhar um troféu!
Só pra acabar: a Larissa, do 1º B, a ruiva que não quis dançar comigo, lembra?, hoje veio puxar assunto – perguntou do Prêmio, claro! Quase deixei ela falando sozinha! Mas ela é tão bonita…
Ah… o incrível é que os jornais souberam da notícia antes de nós. Quando a comissão do evento enviou o e-mail, já estávamos em festa.
Amanhã começam os ensaios.
Tchau!
Mateus
E então? Gostou da minha página de diário? Também quero conhecer a sua, ok?
E que tal escrevê-la agora? Vamos lá! Desenvolva essa proposta de redação (clique aqui) – escrever é bom demais! Por meio da linguagem escrita, a gente pode reconstruir o mundo!
Não tenha preguiça de escrever e de rescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo…
Texto revisado? Tudo ok? Então poste a redação e, assim que ela chegar corrigida no aplicativo, frequente o percurso de aprendizagem da Plataforma Redigir. Lá você encontrará tópicos de gramática e listas de exercícios, sobre os pontos a serem aprimorados no texto.
Antes de nos despedirmos, convido você a assinar o podcast da Plataforma Redigir.
Essa redação que você acabou de ouvir também já está disponível no site.
Um abraço e até o próximo episódio!
Confira aqui o episódio anterior.
A Plataforma Redigir é ideal para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de escrita. Além de fornecer correções de redação, a plataforma oferece recursos exclusivos e adaptativos, incluindo videoaulas personalizadas, tópicos de gramática, listas de exercícios e podcasts.
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