X
Redigir
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG
ACESSAR
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG ACESSAR

História em quadrinhos – HQ – Podcast Redigir Fundamental

Alunos, professores e gestores do Ensino Fundamental, bem-vindos a mais uma temporada de episódios do Podcast Redigir Fundamental, uma ferramenta infalível para aprimorar as redações! Preparem-se para uma verdadeira revolução – a professora Gislaine Buosi, semanalmente, grava episódios que, além de muito criativos, atendem perfeitamente a demandas cada vez mais exigentes. Por aqui, há técnica e sensibilidade a toda prova!

Conheçam propostas dos mais variados gêneros redacionais, como Resenhas, Editoriais, Crônicas, Artigos de Opinião e Fábulas, cuja coletânea de apoio é não só bem selecionada, como também atualizada. São atividades que despertam a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a explorar temas contemporâneos e talvez até – quem sabe? – se descobrirem escritores de ficção! 

Sem dúvida, o Podcast Redigir Fundamental é o grande aliado das aulas de redação! Juntem-se a nós, na linha de frente da Educação com a Plataforma Adaptativa Redigir.

 

História em quadrinhos – HQ

Confiram o episódio!

Transcrição do episódio

Olá! Seja muito bem-vindo ao Podcast Redigir Fundamental! Eu sou Gislaine Buosi, escritora e professora de Redação e Literatura. 

Hoje faço alguns comentários a respeito da composição de História em Quadrinhos – HQ, gênero textual que mistura linguagem verbal (o texto escrito) e linguagem não verbal (as imagens). 

Gislaine, já vi quadrinhos em que o desenhista só fez desenhos.

Opa! Meu aluno imaginário chegou cedo! Olha só: o desenhista dos quadrinhos chama-se quadrinhista. É, sim, possível contar uma história apenas com textos não verbais – com imagens. Quando isso acontece, a expressão dos personagens – carinha feliz, apavorada, tímida etc., o cenário, ou seja, o fundo dos quadrinhos, ensolarado, escuro, arborizado etc., as linhas cinéticas… tudo isso deve ser mais bem observado, para a compreensão da história, que pode ser engraçada.

Linhas… o quê, professora?

Linhas cinéticas são linhas que sugerem movimento. Por exemplo: um feixe de linhas nos pés do personagem, linhas curtas ou longas, retas ou tortas, podem sugerir pressa, lentidão, tropeção… entende?

Hummm…

Como toda narrativa, a HQ contempla um enredo, com personagens, tempo e lugar, e há começo, meio e fim. 

O quadrinhista explora, numa sequência lógica/cronológica, cenas vividas pelos personagens, que falam por meio da escrita nos balões – balões variam de tamanho e de formato, e isso colabora com o sentido da mensagem: há balões que indicam sonho, chuva, estrondo e há também balões vazios, que indicam silêncio. As HQs contêm título.

Outra aliada do quadrinhista é a onomatopeia, a figura de linguagem que consiste em reproduzir, por meio da palavra escrita, ruídos (poff!; pá!), “voz” de animais (miau; cocoricó) e outros sons que possam ser escritos (atchim; tique-taque).

Gislaine, você disse que as histórias são curtas. Qualquer textinho serve, né? É pra fazer gracinha mesmo… Eu acho, professora, que os desenhos são mais importantes do que…

Veja bem… HQ alinha-se ao gênero textual visual – de fato, uma das principais características dos quadrinhos é a predominância da linguagem visual. Nos gêneros textuais tradicionais, a escrita é o elemento central; nos gêneros textuais visuais, a imagem é o elemento principal.

Mas isso não quer dizer que “qualquer textinho sirva”; não quer dizer que a HQ seja feita apenas pra fazer “gracinha”. Alto lá! Há quadrinhos que trazem aventura; outros que releem obras literárias; outros, ainda, que investem na atuação de super-heróis. 

Hummmm… foi você mesma quem disse que as HQs são engraçadas.

Sim, eu disse que podem ser engraçadas também. A inventividade e o bom humor, digo, o humor inteligente, cabem na HQ. Geralmente, quando isso acontece, o quadrinista investe em situações que… quebram expectativas – imagine só uma história em que, ao longo dos quadrinhos, traga um personagem que, bem cedo, toma banho, barbeia-se, penteia os cabelos, perfuma-se, veste uma roupa bem bonita, assobia, senta-se à mesa… feliz etc., etc., e diz que está à espera do amor de sua vida e… de repente, surge alguém/um personagem apenas figurante, trazendo o café. 

Ah… legal suas explicações, Gislaine. 

Então é isso. Acredito que essas orientações tenham sido importantes para a composição da HQ que está proposta. 

Há outros episódios importantes por aqui! Confira! Um abraço e até o próximo podcast.

 

Confira aqui o episódio anterior.

 

Rumo a redações excelentes no Ensino Fundamental!

A Plataforma Redigir é ideal para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de escrita. Além de fornecer correções de redação, a plataforma oferece recursos exclusivos e adaptativos, incluindo videoaulas personalizadas, tópicos de gramática, listas de exercícios e podcasts. 

 

POPULARES

Newsletter

Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!

Dúvidas Frequentes Material didático
Seja Corretor Enem Seja Corretor Fundamental

Institucional

Política de Privacidade Termos de Uso LGPD
Facebook Linkedin Youtube E-Mail

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.