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EDUCAÇÃO EM REDE

Com uma história de mais de um século no Brasil, a Rede Batista de Educação tem se mostrado um exemplo de instituição que, sem abrir mão de suas convicções e valores religiosos, consegue promover crescimento operacional e fornecer serviços educacionais de qualidade em diversos estados do país. Nesta entrevista, a professora Sandra Beconha fala sobre gestão em rede, protagonismo do professor, pandemia, BNCC, Novo Enem, entre outros tantos temas caros à educação do século XXI. Leia a entrevista completa!

Redigir: Poderia começar se apresentando, por favor?

Sandra Beconha: Sou graduada em Psicologia pela PUC e em Pedagogia pela UNINTER. Atualmente sou Diretora Administrativa do Colégio Batista Mineiro e Diretora Pedagógica da Rede Batista de Educação.

Redigir: Considerando aspectos pedagógicos, sobretudo o currículo e a avaliação, como é gerenciar pensando esses aspectos a partir de uma noção de rede de ensino?

Sandra Beconha: A gestão pedagógica requer articular visão, motivação, metas, estratégias e propósitos em realidades distintas, mas que convirjam para o cumprimento de uma missão educacional comum. Nesse sentido, o currículo e a avaliação devem estar voltados para a aprendizagem, por isso expressam as intencionalidades de formação que mobilizam escolhas de percurso, metas e objetivos a serem alcançados. Fazer a gestão pedagógica na perspectiva de rede torna-se possível ao considerar as realidades de cada escola, a experiência dos profissionais, a potência existente em cada unidade educacional e em seus profissionais. É, na verdade, um movimento contínuo de construção coletiva, de leitura de cenário e de articulação das diferenças como força. 

Redigir: Ainda pensando a partir de rede de escolas, como tem sido lidar com as demandas por tecnologias e com as novas soluções tecnológicas que a última década propiciou às escolas?

Sandra Beconha: O mundo está em permanente mudança. A escola, como organismo social, precisa estar alinhada aos recursos que contribuem para o cumprimento de sua missão. A tecnologia sempre esteve presente na escola, contudo hoje temos novas possibilidades, diversas soluções e ferramentas que favorecem o atendimento às atuais demandas de formação. As novas soluções de tecnologia educacional proporcionam agilidade no tratamento dos resultados, favorecendo o acompanhamento de desempenho por meio de indicadores, gerando informações objetivas e qualificadas para intervenção pontual, processual e personalizada nos processos. A escolha assertiva de ferramentas tecnológicas que geram dados e que possibilitam análises consistentes da realidade e da evolução da aprendizagem de forma personalizada, proporciona o direcionamento dos esforços e dos recursos pedagógicos para a melhoria do aprendizado e para a correção dos percursos de aprendizagem, suprimindo gaps e potencializando o engajamento do estudante na construção de seu repertório acadêmico.

Redigir: Com relação ao professor, qual é o seu espaço neste novo cenário social? Quais são os seus novos desafios? O que a era digital trouxe de vantagens para a profissão docente?

Sandra Beconha: O espaço do professor é essencial em qualquer tempo e cenário educacional. No atual contexto, o professor deixa de atuar numa perspectiva de comunicador e repetidor de conhecimentos e informações. O professor assume o papel de mediar e intermediar as aprendizagens, de desafiar o estudante à solução criativa de problemas, à prática da colaboração e à diversificação nas formas de expressar e gerir sua aprendizagem. O professor também tem um papel essencial na curadoria de informações, ferramentas, materiais, metodologias, intervenção pedagógica, intermediação dos relacionamentos e na mobilização de habilidades para o desenvolvimento de competências que permitirão ao estudante saltos qualitativos da aprendizagem. 

Redigir: Essa revista tem como conteúdo de destaque o Guia Sobre Práticas Pedagógicas em Redação, edição 2023. Desde 2019, a Redigir publica este Guia, fruto de uma pesquisa que só neste ano envolveu 70 mil redações. Nesse sentido, como você enxerga as contribuições dos parceiros? Elas são importantes para a gestão escolar?

Sandra Beconha: O trabalho pedagógico é sempre desenvolvido por meio de parcerias. O que pode mudar ou variar é que em cada tempo há um tipo de demanda e de parceiro que é agregado ao processo educacional. Diante de tantas evoluções e de tanto conhecimento científico produzido, novas soluções e novos serviços educacionais também surgiram, estabelecendo parcerias adequadas ao processo educacional e fomentando o desenvolvimento tanto da escola quanto da educação numa perspectiva mais ampla.

 Redigir: BNCC e Novo Ensino Médio. Em relação a esses temas, como é lidar com essas novas realidades, tendo que, em complemento, lidar com a retomada das aulas presenciais em período de Pandemia?

Sandra Beconha: A educação, em cada tempo e contexto, sempre teve os seus desafios. Atualmente os educadores, a escola, os estudantes e as famílias estão vivenciando adaptações bastante significativas e impactantes. O imperativo de mudanças para o cotidiano e a cultura escolar (provocado tanto pela pandemia quanto pela mudança das diretrizes nacionais para a educação, com a BNCC, por exemplo) exigiu adaptações rápidas, estruturais, conceituais e atitudinais de todos os envolvidos no processo educacional. As mudanças propostas pela BNCC são importantes, pois possibilitam que a educação escolar se reposicione, reavalie seus paradigmas e provoque mudanças nos seus fazeres, melhorando seus resultados. Trabalhar com aprendizagens essenciais e com o desenvolvimento de competências favorece uma educação escolar mais próxima da realidade e do desenvolvimento humano, coerente com as demandas sociais e econômicas do país. A retomada das aulas presenciais é um desafio complexo. Somos cotidianamente mobilizados para a busca e a proposição de novas soluções para que a aprendizagem adquirida ou não no ensino remoto seja de fato consolidada. As equipes de educadores estão em constante desafio, sendo requeridas a inovar e a transpor os limites das metodologias tradicionais para metodologias ativas e efetivas que contemplem a necessidade do estudante e as características dos objetos do conhecimento a serem investigados. Sabemos que os impactos gerados pela mudança abrupta na pandemia ainda perdurarão por algum tempo, e que são um desafio cotidiano a ser superado pelos estudantes, pelos profissionais da educação e pelas famílias.

 

Redigir: Quais são as suas expectativas para o Novo ENEM? Ainda não temos a nova matriz de referência, mas, ao que tudo indica, o texto e as respectivas habilidades de leitura e escrita ganharão ainda maior centralidade no Exame. Você concorda?

Sandra Beconha: O Novo ENEM é, sem dúvida, uma das importantes expectativas que temos vivido dentro da escola. Estamos com um processo educacional em curso, mas sem a clareza do formato final a ser adotado para avaliar os atuais estudantes. Esse desconhecimento gera dúvidas e nos mobiliza para tomada de decisões mais cautelosas, pois temos um compromisso com a formação dos estudantes. Temos expectativas de que o Novo ENEM consiga de fato articular as habilidades essenciais previstas para a Educação Básica, e que consiga avaliar de forma viável as habilidades específicas desenvolvidas no processo vivenciado pelos estudantes ao percorrem suas trilhas de aprendizagem por meio dos Itinerários Formativos. Em relação à centralidade da leitura e da escrita no processo educacional, elas são, sem dúvida, um fator fundamental para o exercício qualificado da cidadania. É inquestionável a relevância da competência comunicativa como fator essencial para a realização do projeto de vida, para acesso e inserção ativa e proativa à cultura, ao trabalho e ao exercício pleno da cidadania.

Redigir: A senhora está à frente de uma das redes de escolas que mais cresce nos últimos anos no Brasil. Qual é o segredo da Rede Batista de Educação?

Sandra Beconha: A Rede Batista de Educação, desde o início, em 1918, mantém-se firme nos seus propósitos educacionais, primando pela formação integral dos estudantes, que é uma demanda presente em qualquer tempo e sociedade. O compromisso com a excelência e o cuidado com o ser humano, em todas as suas dimensões, faz e fizeram parte de todo o percurso histórico da nossa escola. 

Redigir: Por fim, pensando que essa é uma revista lida por professores e gestores escolares, você poderia deixar uma palavra para aqueles que, como você, têm enfrentado todos os dias o desafio de trabalhar em uma rede de escolas?

Sandra Beconha: A educação é um meio extraordinário de atuar na transformação de pessoas e consequentemente da sociedade. A educação ocorre quando o estudante aprende. Esse é o nosso desafio; portanto, nosso foco. Por mais que o cenário esteja complexo e os desafios sejam grandiosos, há nos educadores uma capacidade surpreendente de superação, de reinvenção e de intervenção. A pandemia acarretou muitos prejuízos que não podem ser desconsiderados, mas pode-se transformar as experiências vividas por toda a humanidade em oportunidades e possibilidades. Conseguiremos avançar e superar o atual contexto, acreditando na formação integral das pessoas e reconhecendo que existimos com um propósito. 

Saiba mais: https://redebatista.edu.br/

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