Alunos, professores e gestores do Ensino Fundamental, bem-vindos a mais uma temporada de episódios do Podcast Redigir Fundamental, uma ferramenta infalível para aprimorar as redações! Preparem-se para uma verdadeira revolução – a professora Gislaine Buosi, semanalmente, grava episódios que, além de muito criativos, atendem perfeitamente a demandas cada vez mais exigentes. Por aqui, há técnica e sensibilidade a toda prova!
Conheçam propostas dos mais variados gêneros redacionais, como Resenhas, Editoriais, Crônicas, Artigos de Opinião e Fábulas, cuja coletânea de apoio é não só bem selecionada, como também atualizada. São atividades que despertam a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a explorar temas contemporâneos e talvez até – quem sabe? – se descobrirem escritores de ficção!
Sem dúvida, o Podcast Redigir Fundamental é o grande aliado das aulas de redação! Juntem-se a nós, na linha de frente da Educação com a Plataforma Adaptativa Redigir.
Confiram o episódio!
Olá! Que bom nos encontrarmos mais uma vez! Seja muito bem-vindo ao Podcast Redigir Fundamental! Eu sou Gislaine Buosi, escritora e professora de Redação e Literatura.
No episódio de hoje, faço algumas considerações sobre a construção dos parágrafos do desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, faço considerações sobre os parágrafos da argumentação.
Antes, é preciso lembrarmos que a dissertação argumentativa é aquela que expõe e discute determinado assunto. Nas redações escolares, espera-se que o texto contenha 4 parágrafos, assim distribuídos: 1 para a introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão.
O parágrafo introdutório da dissertação argumentativa funciona como o projeto do texto.
Olha só… “projeto” é a descrição bem detalhada de algo a ser feito – uma casa, o baú refrigerado para um caminhão, a terraplenagem para a construção de uma rodovia…
No nosso caso, o projeto dissertativo traz os elementos a serem trabalhados ao longo do texto. Geralmente, contempla:
– a apresentação do tema, em que são mencionadas todas as palavras-chave do recorte;
– a antecipação de, pelo menos, dois argumentos;
– e, finalmente, a tese – tese é a opinião do dissertador a respeito do tema.
Desse modo, perceba, a introdução, que contém o projeto, é o norte para o desenvolvimento, ou seja, para os dois parágrafos da argumentação.
O ideal é que o segundo parágrafo explore o primeiro argumento do projeto, e o terceiro parágrafo explore o segundo argumento do projeto.
Vamos conhecer a proposta de redação?
“A questão em torno da doação de sangue” é o tema para os parágrafos da argumentação. A proposta já fornece o parágrafo introdutório, ou seja, o projeto.
Tá difícil? Mas pode ficar fácil!
Faça desse modo: localize, no projeto, o primeiro argumento, e desenvolva-o no segundo parágrafo; depois localize o segundo argumento, e desenvolva-o no terceiro parágrafo.
Os argumentos são desenvolvidos por meio de explicações, justificativas, comparações, comentários etc.
Por exemplo: um dos argumentos a serem desenvolvidos traz a falta de empatia como uma trave para a doação de sangue.
Essa é a ideia central de um dos parágrafos da argumentação. É preciso desenvolvê-la. Uma possibilidade é esta:
A falta de empatia é um obstáculo para a regularidade da doação de sangue (Essa, então, é a ideia principal – vamos desenvolvê-la.) Sabe-se que muitos só se mobilizam diante de situações que envolvam familiares. Essa postura mostra a necessidade de promover uma conscientização sobre o valor da doação, como um ato social e coletivo.
Para a composição do outro parágrafo da argumentação, o movimento é o mesmo: localize o outro argumento e desenvolva-o num outro parágrafo.
É possível aproveitarmos algumas informações da coletânea de apoio. Eu disse: “aproveitarmos”, e não “copiarmos” – bem entendido!
Então é isso! Escreva os parágrafos da argumentação propostos nessa atividade (clique aqui), revise e poste o texto para correção. Assim que ele chegar corrigido no aplicativo, frequente o percurso de aprendizagem da Plataforma Redigir – há podcasts de gramática e listas de exercícios, para aprimorar a linguagem escrita.
Caso queira, conheça os meus os parágrafos da argumentação sobre o tema – o texto já está disponível no site.
Espero você num próximo episódio!
Confira aqui o episódio anterior.
A Plataforma Redigir é ideal para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de escrita. Além de fornecer correções de redação, a plataforma oferece recursos exclusivos e adaptativos, incluindo videoaulas personalizadas, tópicos de gramática, listas de exercícios e podcasts.
Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!
REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.