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Dissertação argumentativa – Parágrafos do desenvolvimento/argumentação – Conflitos familiares

Alunos, professores e gestores do Ensino Fundamental, bem-vindos a mais uma temporada de episódios do Podcast Redigir Fundamental, uma ferramenta infalível para aprimorar as redações! Preparem-se para uma verdadeira revolução – a professora Gislaine Buosi, semanalmente, grava episódios que, além de muito criativos, atendem perfeitamente a demandas cada vez mais exigentes. Por aqui, há técnica e sensibilidade a toda prova!

Conheçam propostas dos mais variados gêneros redacionais, como Resenhas, Editoriais, Crônicas, Artigos de Opinião e Fábulas, cuja coletânea de apoio é não só bem selecionada, como também atualizada. São atividades que despertam a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a explorar temas contemporâneos e talvez até – quem sabe? – se descobrirem escritores de ficção! 

Sem dúvida, o Podcast Redigir Fundamental é o grande aliado das aulas de redação! Juntem-se a nós, na linha de frente da Educação com a Plataforma Adaptativa Redigir.

Dissertação argumentativa – Parágrafos do desenvolvimento/argumentação – Conflitos familiares

Confiram o episódio!

Transcrição do episódio

Olá! Que bom nos encontrarmos mais uma vez! Seja muito bem-vindo ao Podcast Redigir Fundamental! Eu sou Gislaine Buosi, escritora e professora de Redação e Literatura. 

No episódio de hoje, faço algumas considerações sobre a construção dos parágrafos do desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, faço considerações sobre os parágrafos da argumentação.

Antes, é preciso lembrarmos que a dissertação argumentativa é aquela que expõe e discute determinado assunto. Nas redações escolares, espera-se que o texto contenha 4 parágrafos, assim distribuídos: 1 para a introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão. 

O parágrafo introdutório da dissertação argumentativa funciona como o projeto do texto.

Olha só… “projeto” é a descrição bem detalhada de algo a ser feito – uma casa, o baú refrigerado para um caminhão, a terraplenagem para a construção de uma rodovia… 

No nosso caso, o projeto dissertativo traz os elementos a serem trabalhados ao longo do texto. Geralmente, contempla: 

– a apresentação do tema, em que são mencionadas todas as palavras-chave do recorte;

– a antecipação de, pelo menos, dois argumentos; 

– e, finalmente, a tese – tese é a opinião do dissertador a respeito do tema.

Desse modo, perceba, a introdução, que contém o projeto, é o norte para o desenvolvimento, ou seja, para os dois parágrafos da argumentação.

O ideal é que o segundo parágrafo explore o primeiro argumento do projeto, e o terceiro parágrafo explore o segundo argumento do projeto. 

Vamos à proposta de redação?

“A falta de afetividade para a solução de conflitos familiares” é o tema para os parágrafos da argumentação. A proposta já fornece o parágrafo introdutório, ou seja, o projeto. 

Tá difícil? Mas pode ficar fácil!

Faça desse modo: localize, no projeto, o primeiro argumento, e desenvolva-o no segundo parágrafo; localize o segundo argumento, e desenvolva-o no terceiro parágrafo.

Os argumentos são desenvolvidos por meio de explicações, justificativas, comparações, comentários  etc., etc.

Por exemplo: um dos argumentos a serem desenvolvidos traz os desarranjos financeiros como causa dos conflitos familiares. 

Essa é a ideia central de um dos parágrafos da argumentação. É preciso desenvolvê-la. Uma possibilidade é esta: 

Conflitos familiares acontecem por conta de desarranjos financeiros. (Essa, então, é a ideia principal – vamos desenvolvê-la). Ora, sem a calculadora em mãos, o que, sem dúvida, é essencial para a composição do orçamento doméstico, os gastos podem ser excessivos e, a partir disso, a afetividade se perde e o distanciamento entre as gerações é certo.

Para a composição do outro parágrafo da argumentação, o movimento é o mesmo: localize o outro argumento e desenvolva-o num outro parágrafo.

É possível aproveitarmos algumas informações da coletânea de apoio. Eu disse “aproveitarmos”, e não “copiarmos” – bem entendido!

Então é isso! Escreva os parágrafos da argumentação propostos nessa atividade, revise e poste o texto para correção. Assim que ele chegar corrigido no aplicativo, frequente o percurso de aprendizagem da Plataforma Redigir – há podcasts de gramática e listas de exercícios, para aprimorar a linguagem escrita.

Caso queira, conheça os meus os parágrafos da argumentação sobre o tema – o texto já está disponível no site.

Espero você num próximo episódio!

 

Confira aqui o episódio anterior.

 

Rumo a redações excelentes no Ensino Fundamental!

A Plataforma Redigir é ideal para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de escrita. Além de fornecer correções de redação, a plataforma oferece recursos exclusivos e adaptativos, incluindo videoaulas personalizadas, tópicos de gramática, listas de exercícios e podcasts. 

 

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