X
Redigir
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG
ACESSAR
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG ACESSAR

Dissertação argumentativa – Inclusão digital

Alunos, professores e gestores do Ensino Fundamental, bem-vindos a mais uma temporada de episódios do Podcast Redigir Fundamental, uma ferramenta infalível para aprimorar as redações! Preparem-se para uma verdadeira revolução – a professora Gislaine Buosi, semanalmente, grava episódios que, além de muito criativos, atendem perfeitamente a demandas cada vez mais exigentes. Por aqui, há técnica e sensibilidade a toda prova!

Conheçam propostas dos mais variados gêneros redacionais, como Resenhas, Editoriais, Crônicas, Artigos de Opinião e Fábulas, cuja coletânea de apoio é não só bem selecionada, como também atualizada. São atividades que despertam a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a explorar temas contemporâneos e talvez até – quem sabe? – se descobrirem escritores de ficção! 

Sem dúvida, o Podcast Redigir Fundamental é o grande aliado das aulas de redação! Juntem-se a nós, na linha de frente da Educação com a Plataforma Adaptativa Redigir.

Dissertação argumentativa – Inclusão digital

Confiram o episódio!

Transcrição do episódio

Olá! Que bom nos encontrarmos aqui mais uma vez! Seja muito bem-vindo ao Podcast Redigir Fundamental! Eu sou Gislaine Buosi, escritora e professora de Redação e Literatura. 

No episódio de hoje, faço alguns comentários sobre a importância da inclusão digital para o exercício da cidadania. No final, há uma proposta para a escrita de uma dissertação argumentativa e, como sempre, a leitura de uma redação sobre o tema. Se tudo isso interessa a você, fique comigo do início ao fim do episódio! 

Esse assunto interessa a todo mundo, Gislaine!

Opa! Meu aluno imaginário chegou! Você sabia que menos de 1/3 da população brasileira tem acesso à internet?

Só isso, Gislaine? Acessar a internet é uma coisa tão comum…

Comum? No Brasil, 34 milhões de pessoas nunca acessam a internet.

34 milhões de pessoas fora das redes sociais? Quem te disse isso?

Portal G1, de novembro de 2024. E… olha só: bem mais grave do que estar fora das redes sociais, é ter reduzidas as chances de ingresso no mercado de trabalho, que tem exigido que se saiba utilizar as funcionalidades básicas de um computador e da Internet.

Ual! Durante a pandemia da Covid, quem não sabia mexer na internet não pôde ter aulas remotas, né? 

Isso mesmo. Mas saber navegar na internet não é tudo. Para a inclusão digital plena, também é preciso ter um bom equipamento – computador, smartphone –, além do acesso estável à internet.

A proposta de hoje, como eu disse, é a redação de uma dissertação argumentativa, gênero textual bastante requisitado nas redações escolares e… prepare-se: as dissertações também são exigidas no Enem. O treinamento começa já!

Para escrevê-la, entre outros aspectos aprendidos em sala de aula, espera-se que sejam desenvolvidos quatro parágrafos, assim distribuídos: 

. no 1º, deve haver a apresentação do tema e da tese; quando possível, os argumentos a serem discutidos também podem ser aqui antecipados; 

. no 2º e no 3º parágrafos, deve haver a discussão do tema, a partir de fatos, comparações, comentários etc. e

. no 4º parágrafo, obviamente, deve haver a finalização do texto, por meio da retomada da tese e, quando o tema exigir, da sugestão para a solução do problema enfrentado. 

 

Cabem aqui, ainda, algumas ressalvas: 

. a dissertação argumentativa é escrita, preferencialmente, na terceira pessoa do discurso – ou seja, o “eu acho”, “eu discordo” não devem ser utilizados; em vez disso, escreve-se: “a sociedade considera”, “os jovens discordam”. A primeira pessoa, isto é, o “eu”, é utilizada no artigo de opinião.

. espera-se que a dissertação contenha título.

. o texto não é assinado.

 

Vamos à proposta de redação?

O comando é este: Escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema: “A importância da inclusão digital para o exercício da cidadania”.

Na proposta, há uma coletânea de apoio bem selecionada! Antes de começar a escrever, leia todos os textos, ok?

Mãos à obra?!

Aqui está minha dissertação sobre o tema:

 

Inclusão digital: pilar da cidadania

Em tempos em que a tecnologia avança a passos largos, a inclusão digital surge como uma necessidade para o exercício da cidadania. O acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não é mais um luxo, e sim uma questão de direito, que impacta a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades entre os cidadãos. As TICs contemplam da otimização do tempo às maiores chances no mercado de trabalho, o que é indispensável para a participação efetiva na sociedade.

Nesse sentido, é preciso anotar que a inclusão digital, ao mesmo tempo em que otimiza o tempo, encurta distâncias. Com a internet, serviços que antes exigiam deslocamento e enfrentamento de filas – como operações bancárias, compras e agendamentos diversos – agora estão à disposição na tela de um computador. Essa facilidade representa um ganho significativo na rotina diária, permitindo que as pessoas dediquem mais tempo a atividades produtivas ou eventos de lazer.

Outro aspecto relevante é a capacidade das TICs de abrir portas para a educação e o mercado de trabalho. Com o advento do ensino a distância e do home office, há um leque gigantesco de oportunidades de aprendizado e emprego, independentemente da localização geográfica do indivíduo. A inclusão digital, portanto, é um fator de empoderamento que permite que mais pessoas busquem melhorias em suas condições de vida e desenvolvam suas potencialidades.

Por fim, é essencial reconhecer que a inclusão digital não se limita à posse de um computador com acesso à internet. É necessário também que haja capacitação para o uso eficiente dessas tecnologias, a fim de que todos possam usufruir plenamente de seus benefícios. Desse modo, é imprescindível que haja políticas públicas que promovam não apenas o acesso às TICs, como também a formação técnica para o domínio das ferramentas. A inclusão digital é um passo fundamental para garantir que todos os cidadãos possam contribuir e aproveitar as vantagens da sociedade da informação.

 

E então? Gostou da minha dissertação? Também quero conhecer a sua, ok?

E que tal escrevê-la agora? Vamos lá! Desenvolva essa proposta de redação (clique aqui) – escrever é bom demais! 

Poste sua redação e, assim que ela chegar corrigida no aplicativo, frequente o percurso de aprendizagem da Plataforma Redigir. Lá você encontrará tópicos de gramática e listas de exercícios, sobre os pontos a serem aprimorados no texto. 

Essa redação que você acabou de ouvir já está disponível no site – com uma novidade: a análise da estrutura dissertativa. Confira! 

Um abraço e até o próximo episódio!

 

Confira aqui o episódio anterior.

 

Rumo a redações excelentes no Ensino Fundamental!

A Plataforma Redigir é ideal para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de escrita. Além de fornecer correções de redação, a plataforma oferece recursos exclusivos e adaptativos, incluindo videoaulas personalizadas, tópicos de gramática, listas de exercícios e podcasts. 

 

POPULARES

Newsletter

Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!

Dúvidas Frequentes Material didático
Seja Corretor Enem Seja Corretor Fundamental

Institucional

Política de Privacidade Termos de Uso LGPD
Facebook Linkedin Youtube E-Mail

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.