Alunos, professores e gestores do Ensino Fundamental, bem-vindos a mais uma temporada de episódios do Podcast Redigir Fundamental, uma ferramenta infalível para aprimorar as redações! Preparem-se para uma verdadeira revolução – a professora Gislaine Buosi, semanalmente, grava episódios que, além de muito criativos, atendem perfeitamente a demandas cada vez mais exigentes. Por aqui, há técnica e sensibilidade a toda prova!
Conheçam propostas dos mais variados gêneros redacionais, como Resenhas, Editoriais, Crônicas, Artigos de Opinião e Fábulas, cuja coletânea de apoio é não só bem selecionada, como também atualizada. São atividades que despertam a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a explorar temas contemporâneos e talvez até – quem sabe? – se descobrirem escritores de ficção!
Sem dúvida, o Podcast Redigir Fundamental é o grande aliado das aulas de redação! Juntem-se a nós, na linha de frente da Educação com a Plataforma Adaptativa Redigir.
Confiram o episódio!
Lisa viveu longe dos holofotes; criou cinco filhos e administrou a casa, enquanto o retrato, em mãos do artista, tomava o caminho para a imortalidade. Ela faleceu em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
Olá, pessoal! Que bom nos encontrarmos aqui mais uma vez! Seja muito bem-vindo ao podcast Redigir Fundamental! Eu sou Gislaine Buosi, escritora e professora de Redação e Literatura.
No episódio de hoje, falo sobre BIOGRAFIA.
Então vamos lá: biógrafo é aquele que escreve a biografia; por sua vez, biografado é aquele de quem se escreve a biografia.
Ao pé da letra, biografia é a escrita da vida de alguém, quase sempre, ilustre – um ícone do futebol; um médico responsável pela descoberta de uma vacina; um ativista em favor dos direitos humanos.
A biografia, portanto, reconstitui a história de alguém, e, por isso, o texto biográfico registra datas importantes (ano de nascimento, de morte – se for o caso), naturalidade, nacionalidade, formação acadêmica, profissão, além de situações, conquistas, acidentes, tudo, de preferência, em ordem cronológica.
É preciso dizer ainda que a biografia escolar é romanceada, ou seja, é um texto literário e, desse modo, o biógrafo preocupa-se, talvez, mais com o modo com que ele escreve os dados, do que com os próprios dados – é isso: a biografia romanceada preocupa-se com o arranjo da mensagem – até porque não é, propriamente, um documento; é um texto literário, repito, e, por isso, comporta certa liberdade imaginativa. Isso equivale a dizer que o biógrafo não se vale apenas das informações frias, mas também do enfeite, do colorido dessas informações.
Vamos à proposta de redação?!
Há na proposta, um texto que conta a história da Mona Lisa, considerada a obra-prima do artista italiano Leonardo da Vinci. Os estudiosos de arte asseguram que a Mona Lisa seja o retrato mais famoso, mais valioso e mais controverso do mundo.
Famoso, valioso e controverso? Por que será?
Antes de começar a escrever, leia atentamente o texto de apoio. Acredito que essas e outras informações a respeito da Mona Lisa estejam na coletânea. Se não, há na internet muitas informações tanto sobre a obra de arte quanto sobre o artista.
O comando é este: Crie a biografia de Mona Lisa, obra-prima do artista italiano Leonardo da Vinci. Para tanto, imagine que Mona Lisa tenha sido uma pessoa, e não seja apenas uma obra de arte. Crie, invente informações para compor a melhor biografia romanceada de todos os tempos!
Mãos à obra!
Leio a seguir a biografia da Mona Lisa que eu escrevi…
MONA LISA
O que se esconde por detrás daquele sorriso?
Mona Lisa, ou Lisa Gherardini, nasceu em Florença, Itália, em 15 de junho de 1479. Filha de um próspero comerciante de seda, Lisa cresceu cercada pela cultura e pela efervescência artística da época do Renascimento. Aos 16 anos, casou-se com Francesco del Giocondo, um rico mercador, e tornou-se conhecida como La Gioconda, a linda Gioconda, que tricotava, sob o frescor da Fonte de Netuno, casacos e sapatos, à espera dos bebês.
Lisa era discreta e enigmática. Seu rosto e, mais tarde, sua vida ganharam destaque quando seu marido encomendou o retrato dela ao célebre Leonardo da Vinci, por volta de 1503. Lisa posou pacientemente, vestida com simplicidade e elegância. Durante as sessões, olhos e sorriso, ao mesmo tempo, tímidos e maliciosos, capturaram a atenção de Leonardo, que buscava representar não apenas a aparência da modelo, como também a alma.
Da Vinci trabalhou no retrato por, aproximadamente, quatro anos. Mona Lisa, que diariamente posava no ateliê de Da Vinci, chegou a ajeitar os cabelos num coque e a trocar o vestido, mas o pintor não aceitou. O que era para ser apenas um presente de Francesco para Lisa acabou se transformando na obra mais famosa da história da arte – a tela foi cobiçada, inclusive, por Napoleão Bonaparte, imperador francês.
Lisa viveu longe dos holofotes; criou cinco filhos e administrou a casa, enquanto o retrato, em mãos do artista, tomava o caminho para a imortalidade. Ela faleceu em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
Hoje, a Mona Lisa é muito mais do que um retrato: é uma lenda, símbolo de mistério, arte e beleza. Sua essência, nas cores do quadro, perpetua a pergunta que ecoa há séculos: o que se esconde por detrás daquele sorriso? Alguns estudiosos se arriscam a dizer que é um misto de alegria e desdém. Entretanto, mais importante do que desvendar, é cultivar o enigma.
(Por Gislaine Buosi)
E então?
Gostou do meu texto? Também quero conhecer o seu! E que tal escrevê-lo agora? Vamos lá! Desenvolva essa proposta de redação (clique aqui) – escrever é bom demais!
Antes de postar a redação na Plataforma, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetição nem sobra de palavras, se a acentuação gráfica, a pontuação, a ortografia, a conjugação verbal e as concordâncias estão corretas.
Tudo ok? Então, agora sim, poste a redação e, assim que ela chegar corrigida no seu aplicativo, frequente o percurso de aprendizagem da Plataforma Redigir. Lá você encontrará tópicos de gramática e listas de exercícios, sobre os pontos a serem aprimorados no seu texto.
Também convido você a assinar o podcast da Plataforma Redigir no seu tocador de preferência. Essa redação que você acabou de ouvir está disponível no site.
É isso! Espero você no próximo episódio!
Confira aqui o episódio anterior.
A Plataforma Redigir é ideal para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de escrita. Além de fornecer correções de redação, a plataforma oferece recursos exclusivos e adaptativos, incluindo videoaulas personalizadas, tópicos de gramática, listas de exercícios e podcasts.
Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!
REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.