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MODELO ENEM - SEGURANÇA PÚBLICA E AMBIENTE ESCOLAR

ENEM

SEGURANÇA PÚBLICA E AMBIENTE ESCOLAR

MODELO ENEM

ID: EF5


Texto I

O massacre ocorrido recentemente na escola em Suzano, na Grande São Paulo reacendeu as discussões sobre as possíveis causas do comportamento dos atiradores: doença mental, episódios pretéritos de bullying, busca de notoriedade, participação em rede obscura de internet onde pessoas são incitadas a cometerem crimes. Não faltam críticas à Segurança Pública, nem sugestões a respeito de medidas preventivas a serem tomadas, tais como a proibição do porte de armas – o que confronta com a pré-disposição do atual Chefe de Estado – e a instalação de detectores de metais nas portas das escolas. Todavia, essa tragédia não foi a primeira no Brasil, e, a exemplo do que aconteceu quando dos massacres em Realengo, depois em Goyases, os próximos ventos levarão consigo as manifestações de revolta das mais diferentes vozes de um sem-número de atores sociais, a maior parte deles ativistas de sofá, haja vista o congestionamento de protestos pelas redes sociais. (...) É revoltante saber que a Segurança Pública é um problema crônico.

Gislaine Buosi

Texto II


Ambientes que deveriam primar pela educação, socialização e convivência harmônica, as escolas públicas e privadas, do ensino básico ao superior, de Montes Claros já registraram 268 ocorrências criminais neste ano. Furto, ameaça, agressão e lesão corporal são os delitos mais cometidos pelos estudantes e alertam para a necessidade de se criar ações que coíbam, previnam e conscientizem os jovens.

Apesar de o número total de ocorrências ter registrado queda desde 2017, a situação ainda preocupa. Tanto que a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e a Polícia Militar estão intensificando as ações conjuntas de prevenção da violência no ambiente escolar. 

https://onorte.net/polopoly_fs/1.738944.1567160527!/image/image.png_gen/derivatives/landscape_653/image.png


Texto III

A presença de um policial militar do BPTran (Batalhão de Trânsito) em frente a uma escola particular na Rua Rodolfo José Pinho, em Campo Grande, gerou discussão em relação a possíveis privilégios para atuação da PM (Polícia Militar). A beneficiada é a escola bilíngue canadense Maple Bear, que começou a funcionar no dia 15 de fevereiro de 2016, e chegou a divulgar nas redes sociais uma propaganda da atuação do policial. Na mensagem postada no Facebook na quarta-feira (16), o texto afirma que o PM atua há algumas semanas no local, nos horários de entrada e saída dos alunos. “Queremos apresentar o Soldado Felipe, que cuidará do fluxo de veículos e pedestres aqui na frente durante esses horários. Além de proporcionar um ambiente mais seguro, a presença do Felipe por aqui pode evitar pequenos acidentes.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/presenca-de-pm-em-porta-de-escola-gera-discussao-sobre-privilegios


Texto IV

Constituição Federal, Art. 144: 

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I – polícia federal;

II – polícia rodoviária federal;

III – polícia ferroviária federal;

IV – polícias civis;

V – polícias militares e corpos de bombeiros militares. (...)

§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo - argumentativo em norma culta da língua portuguesa, sobre o tema: “Desafios para garantir a segurança no ambiente escolar no Brasil”. Apresente proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

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