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EM - RELATO PESSOAL - MECÂNICO VENEZUELANO É AGREDIDO EM PACARAIMA

RELATO - EM

MECÂNICO É AGREDIDO EM PACARAIMA
RELATO PESSOAL
ID: ECB

Leia com atenção o texto a seguir:




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura do texto, redija um RELATO, em primeira pessoa, imaginando-se o mecânico venezuelano Alexander Pérez, que depois de ter sido agredido em Pacaraima/RR, resolve retornar à Venezuela. Registre como tudo aconteceu. 

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.

***

O que é e como fazer um Relato Pessoal?

O Relato Pessoal (ou Depoimento) é uma modalidade textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. É conduzido na 1.ª pessoal do singular – o relator do episódio é a personagem principal. O relato apresenta tempo e espaço bem definidos. Tão importante quanto o que se relata/narra é o que se pode descrever, de modo a “desenhar” as cenas e os acontecimentos.

Para a produção de um relato pessoal, é preciso, o quanto possível, atender-se a um lide jornalístico: quem? (relator – apresente-se);o quê? (fato a ser relatado); quando?; onde?; como?; por quê? (qual o causador do fato); e então...

Estrutura – ainda que o relato pessoal não tenha uma estrutura fixa, convém observar a cronologia do que se vai relatar.

São recomendáveis:
. Título: ainda que não seja obrigatório, há títulos atraentes, que adiantam o assunto que será relatado. Ex.: Primeiro socorri, depois reconheci meu filho

. Relator e tema: logo no primeiro parágrafo, é preciso apresentar o relator e o tema (assunto). Ex.: Médico intensivista do Albert Einstein, socorri uma criança acidentada e só depois dos procedimentos emergenciais reconheci meu filho, o rosto ainda coberto de sangue...

. Personagens: observar quais personagens, além do relator, serão relevantes no episódio a ser relatado – é preciso não só mencioná-las, como também não esquecer delas nem no desenvolvimento nem na conclusão do relato.

. Contexto: parte em que é situado o episódio a ser relatado. Ex.: ... tinha chovido e o asfalto ainda estava molhado... (Atenção à coerência entre os tempos verbais.)

. Desenvolvimento: depois de contextualizar, é preciso desenvolver o relato. Ex.: Eu atravessava a avenida, quando um Corolla... (Atenção à coerência entre os tempos verbais.)

. Desfecho: após apresentar a sequência de fatos (ordem cronológica, preferencialmente), é preciso finalizar – é como se fosse o saldo (positivo ou negativo) de tudo o que foi relatado, com registro da última situação. Ex.: Desfeitos os curativos, meu filho...

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