VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - RECEITA CULINÁRIA

RECEITA CULINÁRIA - EF ANOS FINAIS

RECEITA CULINÁRIA
ID: E9S


https://blog.lojaslinna.com.br/%E2%98%85-bolo-de-caneca-%E2%98%85


Quem nunca viu o caderno de receitas da mãe, da avó? Às vezes, nem caderno há – uns papéis soltos na gaveta fazem milagres ao lado do fogão!


“Receitas” são textos instrucionais – como o nome já adianta, são textos que ensinam a preparar desde as comidas mais simples até as mais sofisticadas. Em quaisquer casos, o vocabulário tem de ser simples, ou seja, acessível a todo tipo de leitores.

Para escrever uma receita, é preciso pensar... no bolo pronto!

Existe uma sequência a ser observada quando se escreve uma receita. É preciso, por exemplo, apresentar os ingredientes na ordem em que serão utilizados.

A estrutura textual das receitas:

 Título: tem de ser criativo e sugestivo. Por exemplo: Bolo Domingo no Parque.

 Ingredientes: apresentá-los na ordem em que serão utilizados; indicar a quantidade (2 ovos inteiros, 4 maçãs raladas etc.); o peso (200g, 1kg etc.); a medida (1 colher (de sopa) de amido de milho; 2 colheres (de chá) de sal; 1 xícara (de chá) de óleo; 2 copos (americanos) de leite etc.); a marca (polvilho Amafil, Chocolate Meio Amargo Nestlé etc.) ou qualquer outro detalhe determinante para o bom preparo da receita.

 Como fazer ou Modo de preparo ou Modo de fazer: orientar passo a passo como os ingredientes devem ser utilizados; empregar os verbos no Modo Imperativo (junte, acrescente, espere, rale, mexa, coloque, unte, salpique, asse, cubra, desenforme etc.); estimar o tempo de preparo ou o aspecto da comida pronta (levar ao forno pré-assado por 40min ou até que o bolo fique corado etc.).

 Rendimento: indicar quantas pessoas podem ser servidas com o preparo de uma receita ou quantas porções a receita rende (serve 2 pessoas; rende 4 porções etc.).

 Como servir: sugerir como servir (sirva com arroz e folhas verdes).

 Substituições: indicar se é possível substituir ingredientes (substitua o abacaxi por damasco ou por amora etc.).

 Onde encontrar ingredientes pouco comuns: indicar pontos de vendas, em caso de a receita prescrever ingredientes pouco comuns (hibisco, arroz selvagem, anko etc.).

 Indicar, se possível, o valor nutricional do alimento pronto.

***

PROPOSTA DE REDAÇÃO: Imagine que você seja o Cheff de um restaurante famoso. Com larga experiência nas cozinhas internacionais, você mesmo vai escrever a receita de um purê de batatas salsas com... e... para acompanhar... (invente!)

Não se esqueça de atribuir um nome sugestivo ao prato.

Boas atividades!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.