VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - POVOS CIGANOS

ENEM

POVOS CIGANOS

MODELO ENEM

ID: F87



Texto I


https://cms.editora3.com.br/planeta/wp-content/uploads/sites/3/media/images/original/2015/07/15/img-358698-ciganos-grafico.jpg


Texto II

Constituição Federal de 1988, artigo 3º: Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


Texto III

“O que estamos reivindicando? Tudo”. É assim que o cigano Carlos Calon, um dos líderes ciganos, resume as demandas do povo itinerante. (...) “O mais importante para nós é saúde, educação, território e respeito, o governo municipal não nos respeita, não nos atende, não nos vê”, protestou Carlos Carlon. A invisibilidade é expressa na falta de dados atualizados sobre a comunidade cigana no Brasil. O último levantamento foi feito em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Naquele ano, o instituto registrou a existência de acampamentos ciganos em 22 estados brasileiros. Algumas estimativas apontam que vivem no Brasil de 600 a 800 mil ciganos, mas as comunidades acreditam que o número é muito maior.

"É um povo esquecido. A gente chegou no Brasil em 1574, então são mais de 400 anos de anonimato. O nosso objetivo é ser reconhecido como brasileiros de origem cigana, porque, querendo ou não, a gente fez parte da construção desse país, e o Estado não sabe quem somos, onde estamos e muito menos quanto somos", critica Maura Piemonte, cigana da etnia Calo. Segundo Maura, que também integra a Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, praticamente 90% do povo Calon é analfabeto. "Gera desemprego, problemas de saúde, dependência, fica o povo ocioso, abandonado a sua própria sorte", completa a cigana.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-05/ciganos-pedem-respeito-e-inclusao-em-politicas-publicas


Texto IV

Ciganos são sujos? Falso.

Asseio pessoal, ordem e limpeza do local onde vivem são regras culturais e espirituais às quais nenhum cigano se furta. Usam nada menos de 14 recipientes para lavar seus pertences. Nossas tradições de camping são copiadas da tradição cigana. Mas eles detestam ter banheiro e vaso sanitário dentro do mesmo trailer (...).

As ciganas são disponíveis e se prostituem? Falso.

Elas evitam contatos físicos (...), por medo das impurezas, e quase sempre se casam virgens. Trata-se de uma sociedade em boa medida machista, mas nela é censurado severamente o homem que não respeita os deveres familiares.

Os ciganos predizem o futuro?

Eles não creem nisso. Quando perguntadas, as ciganas dizem: “É uma profissão, a gente finge que sim.” (...)

Os ciganos começaram a chegar ao Brasil na segunda metade do século 16, expulsos de Portugal (há registros nas décadas de 1560 e 1570 de ciganos condenados em Portugal que solicitaram a comutação da pena pelo degredo e foram enviados para cá), e tiveram o Nordeste como primeira porta de entrada. Esperava-se que eles ajudassem a povoar áreas dos sertões ocupadas por índios. Os ciganos eram considerados perigosos, mas a Coroa portuguesa os preferia aos indígenas.

https://www.revistaplaneta.com.br/o-povo-andarilho/




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Caminhos para a inclusão social dos povos ciganos no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.