VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - INCENTIVO À LEITURA PARA CRIANÇAS

ENEM

INCENTIVO À LEITURA PARA CRIANÇAS

MODELO ENEM

ID: F9Y


Texto I


https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/40/


Texto II

A literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina [...] e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. (...) Os contos de fada são realmente importantes no desenvolvimento da criança em sua totalidade, mas a razão do sucesso dos contos de fadas reside justamente no fato de abordarem a linguagem emocional em que a criança se encontra. O mais importante que os contos ensinam é que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável, é parte intrínseca do ser humano, e, quando tudo finda, a personagem emergirá vitoriosa. Ao mesmo tempo em que a criança necessita viver essas experiências, ela precisa que sejam oferecidas sugestões em forma simbólica sobre como ela pode lidar com questões cotidianas. Quando em um conto de fadas existem o bem e o mal, isso oportuniza a criança a criar relações com esses sentimentos, vivenciar derrotas e vitórias, além de criar para si uma convicção moral.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-leitura-infantil-para-desenvolvimento-crianca.htm, com ajustes


Texto III

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa “Conta pra Mim”, que estimula a leitura de livros infantis no ambiente familiar. Alunos da rede pública que cursam o 1º e o 2º ano do ensino fundamental são o público-alvo da iniciativa. O programa faz parte da Política Nacional de Alfabetização e, além do estímulo da leitura diária, criará “cantinhos de leitura” para narração de histórias, atividades lúdicas e estímulo à atividade intelectual em creches, pré-escolas, museus e bibliotecas.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/mec-lanca-projeto-que-estimula-leitura-infantil-com-familiares


Texto IV

Ser plenamente alfabetizado é uma necessidade para que tenhamos sucesso em várias áreas. A alfabetização deve ser encarada, desde cedo, com muita seriedade, não apenas pela escola, como também pela família. (...) Se os pais não usam a leitura e a escrita, a criança não tem esse parâmetro casa, a escola, nesse caso, torna-se distante de sua realidade. Atualmente há uma grande quantidade de crianças que apresentam demora na alfabetização, e a culpa não é totalmente da escola. (...) A criança deve ser cobrada e incentivada fora da escola também, para que se interesse pelo próprio processo de aprendizagem e tenha maior sucesso na alfabetização. É preciso que ela sinta a necessidade de ler e escrever, que se interesse por suas funções sociais.

https://www.tudoemdia.com/2018/10/23/analfabetismo-funcional-qual-e-o-papel-da-familia/, com ajustes


Texto V

Em uma sociedade em que as trocas sociais acontecem por meio da leitura, da escrita, da linguagem oral e visual, é essencial a formação que dê conta da inserção plena do indivíduo na cultura letrada. Há, atualmente, alguns desafios enfrentados pelas escolas, entre os quais o fato de os alunos se dedicarem a fim de se tornarem bons leitores e, para isso, é preciso que todos os responsáveis pelo ensino escolar estejam convencidos que a leitura é de extrema importância para a vida do indivíduo, tanto social quanto culturalmente falando.

http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200353.pdf, com ajustes



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A importância da leitura para o pleno desenvolvimento da criança”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.