MERITOCRACIA E DESIGUALDADE SOCIAL
MODELO ENEM
ID: EID
TEXTO I
Um modelo meritocrático é um princípio ou ideal
de organização social que busca promover os indivíduos nos diferentes espaços
sociais (escola, universidade, instituições civis ou militares, trabalho,
iniciativa privada, poder público etc.), em função de seus méritos (aptidão,
trabalho, esforços, competências, inteligência, virtude) e não de sua origem
social (sistema de classes), de sua riqueza (reprodução social) ou de suas
relações individuais (fisiologismo, nepotismo ou cooptação).
(...) Pesquisadores
destacam as falhas e as insuficiências desse modelo: ausência real de igualdade
de oportunidades, incapacidade de resolver, sozinho, desigualdades
(sociais, culturais, sexuais, etc.) e limitada eficácia como
"princípio de justiça", todas sujeitas a críticas. Para a maior parte
dos pesquisadores, a verdadeira meritocracia —
aquela que ofereceria, a cada um, aquilo que se mostrasse digno de obter —
jamais existiu, em razão da falta, por exemplo, de medidas eficientes para
compensar a desvantagem dos indivíduos, sejam elas biológicas (desde condições
genéticas, até limitações fisiológicas), sociais ou econômicas.
TEXTO II
TEXTO III
(...) No Brasil, a meritocracia, para ser válida, deve propiciar a toda a sociedade as
mesmas oportunidades. O Brasil, um país cheio de desigualdades sociais, está
longe de oferecer as chances iguais para todos os cidadãos.
TEXTO IV
Ao aprovar o
princípio das cotas étnico-raciais, a Unicamp se alinhou às grandes
universidades do mundo, como Harvard, Yale e Columbia, que adotam a diversidade
como critério para o ingresso de seus estudantes. O pressuposto dessas
instituições é que a diversidade melhora a qualidade. A afirmação é do
historiador Sidney Chalhoub, professor titular colaborador do Instituto de
Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e docente do Departamento de
História da Universidade de Harvard (EUA). (...) Chalhoub salienta a
importância das ações afirmativas como mecanismo de reparação e promoção de
justiça social, e contesta argumentos utilizados pelos críticos das cotas, como
a necessidade de preservar a meritocracia: “A meritocracia, como valor
universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade
brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e
raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito
que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática. Não existe nada
que justifique essa meritocracia darwinista, que é a lei da sobrevivência do
mais forte, e que promove constantemente a exclusão de setores da sociedade
brasileira. Isso não pode continuar”.
TEXTO V
Há cerca de vinte
anos, nos Estados Unidos, havia algo chamado “ação afirmativa”. As
universidades foram instruídas a dar pontos extras para as pessoas que vinham
de áreas carentes, partes até então desfavorecidas da sociedade. Essas pessoas
deveriam ser admitidas, mesmo que não passassem nos exames. Graças a isso, os EUA
têm centenas de milhares de políticos, advogados, membros do governo, senadores,
enfim, de pele negra. Eles não conseguiriam isso se não fosse pela ação
afirmativa. Mas esses indivíduos que foram os primeiros a se beneficiar dela
foram também os primeiros a exigir que ela fosse abolida. (...) Democracia é
sobre habilitar os cidadãos a exercerem a cidadania de fato, não apenas pela
lei. Somos todos cidadãos por decreto, porque temos documentos, mas isso não
significa que todos sejamos capazes de nos envolver nas atividades em que os
cidadãos devem ser envolvidos; é sobre habilitar as pessoas a participarem da
condução dos assuntos do Estado. Assim, democracia é sobre cuidar não só da
opinião da maioria, mas também ajudar as minorias a terem suas vozes ouvidas.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Meritocracia e desigualdade social no Brasil contemporâneo”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.