PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO
MODELO ENEM
ID: E7D
Texto I
O Programa Escola sem Partido, ou apenas Escola sem Partido, é um movimento político criado em 2004 no Brasil e divulgado em todo o país pelo advogado Miguel Nagib. Ele e os defensores do movimento afirmam representar pais e estudantes contrários ao que chamam de "doutrinação ideológica" nas escolas. Ganhou notoriedade em 2015 desde que projetos de lei inspirados no movimento começaram a ser apresentados e debatidos em inúmeras câmaras municipais e assembleias legislativas pelo país, bem como no Congresso Nacional. Segundo Nagib, o Escola sem Partido consiste em afixar nas escolas um cartaz com uma lista por ele chamada de "deveres do professor". O advogado afirma ainda que "esses deveres já existem" e que o objetivo é "apenas levá-los ao conhecimento dos alunos, para que eles mesmos possam se defender contra eventuais abusos praticados por seus professores, já que, dentro da sala de aula, ninguém mais poderá fazer isso por eles."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_sem_Partido
Texto II
Outro fator
que levanta questionamentos sobre a Escola sem Partido é a pressuposição de que
os estudantes são indivíduos facilmente influenciáveis e incapazes de refletir
sobre aquilo que o professor ensina em sala de aula. De acordo com a diretora
da Fundação SM, Pilar Lacerda: “Cada estudante chega à escola com sua história,
aprendizados, religião, cultura familiar. O que a escola faz é ensinar a
refletir, a duvidar, a perguntar, a querer saber mais. Não existe isso do
professor fazer ‘cabeça do estudante’. À medida que o estudante lê, pesquisa,
escreve e se aprofunda, ele vai dando sentido pra história dele. Escola é o
lugar de muitas opiniões. De ouvir a do outro e formar a própria.” Para os
especialistas entrevistados pelo Centro de Referências em Educação Integral, os
defensores da Escola sem Partido se equivocam ao supor que alunos são “folhas
em branco” e que formam uma audiência cativa que pode ser doutrinada e
influenciada pelos professores a seguir determinado pensamento ideológico.
Por
Inara Chagas e Isabela Souza. Disponível em: https://www.politize.com.br/escola-sem-partido-entenda-a-polemica/.
Acesso em 13.out.2022.
Texto III
Se aprovado o Projeto de Lei Escola sem Partido, um cartaz, contendo os DEVERES DO PROFESSOR, obrigatoriamente será afixado em todas as salas de aula:
DEVERES DO PROFESSOR
I - O Professor não se aproveitará da audiência cativa dos alunos, com o objetivo de cooptá-los para esta ou aquela corrente política, ideológica ou partidária.
II - O Professor não favorecerá nem prejudicará os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas, ou da falta delas.
III - O Professor não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.
IV - Ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa — isto é, com a mesma profundidade e seriedade —, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito.
V - O Professor respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.
VI - O Professor não permitirá que os direitos assegurados nos itens anteriores sejam violados pela ação de terceiros, dentro da sala de aula.
http://escolasempartido.org/component/content/article/2-uncategorised/485-anteprojeto-de-lei-municipal-e-minuta-de-justificativa
Texto IV
Constituição Federal de 1988
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
(...)
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
(...)
V - valorização dos profissionais da educação escolar (...);
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
(...)
http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/constituicao_educacao.pdf
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: A polêmica em torno do “Programa Escola sem Partido”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.