VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - TIRINHA - FESTA JUNINA

TIRINHA - EF ANOS FINAIS

TIRINHA

FESTA JUNINA

ID: F4J


O QUE É TIRINHA?

A tirinha é uma sequência de quadrinhos (de dois a seis, geralmente) que, com ironia e bom humor, faz uma crítica aos valores sociais. A ironia é um recurso, por meio do qual se diz, em tom de provocação/gracejo, exatamente, o contrário daquilo que deveria ser dito.

O humor instigante das tiras não pode, em hipótese nenhuma, ser grosseiro ou preconceituoso – isso quer dizer que não se pode manifestar contra religião, raça, classe social, origem etc.; se isso acontecer, o quadrinhista (autor de tiras/quadrinhos) pode até responder judicialmente pela ofensa aos direitos humanos. Assim, é possível afirmar que tiras e piadas não são expressões sinônimas! As tiras devem ter criticidade, e não, necessariamente, comicidade. Com as piadas ocorre exatamente o oposto: as piadas privilegiam a comicidade.

As tiras são veiculadas em jornais, revistas e em sites da Internet.


COMO FAZER?

A sequência de quadros mistura textos verbais (linguagem escrita – poucas falas) e não verbais (imagens). O vocabulário é simples e bem selecionado – ainda que seja um gênero textual tocado a bom humor, não convém usar palavrões nem quaisquer outros registros chulos.


Passo a passo:

  • Busque, no cotidiano, uma situação para ser ironizada/criticada – pessoas que estão viciadas no celular, que jogam lixo nas ruas, que atravessam fora da faixa de segurança, que não respeitam o estacionamento exclusivo aos idosos, que não respeitam filas, que ouvem música com volume excessivo, que gostam de falar da vida alheia etc., etc.
  • Apresente a situação em cenas, numa sequência lógica – escreva (com ou sem balão) e ilustre.
  • Pense num final irônico, que seja contrastante com as primeiras cenas.


Por exemplo:

Primeiro quadrinho: dois garotos, sentados no banco da praça, comem lanche e bebem refrigerante, enquanto conversam;

Segundo quadrinho: jogam papéis e latas no chão;

Terceiro quadrinho: um vento forte levanta poeira, ciscos, papéis;

Quarto quadrinho: os dois garotos reclamam da prefeitura, que não conserva a praça limpa.


tirasarmandinho:
“ “ :Tirinha Original:
” ”

https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/150815257424/tirinha-original


LEITURA:

COMO SURGIRAM AS FESTAS JUNINAS?

A origem dos festejos juninos no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (13/6), São João Batista (24/6) e São Pedro (29/6). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. (...) Vários povos da antiguidade aproveitavam o mês de junho para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. (...) Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos do mesmo mês, diz a antropóloga Lúcia Helena Rangel (...). O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam rituais importantes em junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos quanto oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiram-as-festas-juninas/, adaptado


http://obviousmag.org/pintores-brasileiros/anita_malfatti/archives/uploads/2014/07/Festa%20de%20S_o%20Jo_o.jpg

http://obviousmag.org/pintores-brasileiros/anita_malfatti/archives/uploads/2014/07/Festa%20de%20S_o%20Jo_o.html


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Você deverá desenvolver uma TIRINHA que focalize uma festa junina numa aldeia indígena. Considere que o cacique, já velho, esteja muito triste, e a festa tenha, também, a finalidade de alegrá-lo.

Componha de dois a seis quadrinhos.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.