EFAF - TEXTO TEATRAL - RECONCILIAÇÃO DE UM CASAL DE PALHAÇOS
TEATRO - EF ANOS FINAIS
TEXTO TEATRAL
RECONCILIAÇÃO DE UM CASAL DE PALHAÇOS
ID: F9S
Você já sabe, mas não custa lembrar...
Há registros de textos escritos para teatro desde o século V, na Grécia Antiga, quando o dramaturgo (autor de peças teatrais), geralmente, recompunha fatos cotidianos, a fim de criticar as mazelas sociais de seu tempo.
O teatro é um gênero textual que se apropria dos tipos narrativo e dialogal, ou seja, o enredo é contado por meio do diálogo – discurso direto – entre as personagens, ao longo dos atos (como se fossem capítulos do enredo). É possível a presença de um narrador, em especial nas peças teatrais dirigidas às crianças, para facilitar-lhes o entendimento – nesse gênero textual, há muitas mensagens subliminares, a serem “lidas” na expressão corporal/facial das personagens.
A escrita teatral tem 2 partes: o texto principal e o secundário.
. Principal: diálogos/interação das personagens, por meio dos quais o espectador vai tomando conhecimento do enredo.
. Secundário: rubricas, ou seja, anotações que seguem às margens do texto principal, a fim de nortearem o encenador, tais como: fim do primeiro ato; entra o caminhoneiro; gritos na rua etc. As rubricas também servem para definir o perfil das personagens, o espaço/cenário, o tempo e outros aspectos importantes para a encenação, nos moldes pretendidos pelo dramaturgo.
Para exemplificar, leia o fragmento de “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna (com nossos ajustes):
Chicó entra com o gato (1):
Chicó (2): Tome o seu gato! Eu não tenho nada com isso (3)!
João dá-lhe uma cotovelada e apresenta o gato à mulher (4):
João (5): Está aí o gato (6)!
Mulher (7): E daí (8)?
1 e 4: textos secundários – rubricas 3, 6 e 8: textos principais - diálogos
A estrutura textual é a mesma dos demais textos do âmbito de narrar: exposição, conflito e desenlace.
As personagens podem ser classificadas como protagonista (personagem principal), antagonista (personagem que se opõe ao protagonista), secundários (cooperam com a ação do protagonista e do antagonista) e figurantes (participação pouco significativa).
A peça teatral é intitulada.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que os palhaços abaixo sejam marido e mulher – ambos são a maior atração do Circo Più Bello d'Italia.
Ocorre que, ultimamente, não
se sabe o motivo, o casal passou a discutir, e já não é capaz de divertir o
público como antes. O circo está prestes a fechar... A não ser que os demais
artistas da trupe pensem numa estratégia para reconciliar o casal de palhaços.
COMANDO: Agora
você é o dramaturgo! Você deverá aproveitar a cena acima sugerida e desenvolver
um texto para teatro. Procure ler, reler a contextualização, e “mergulhe” na vida
do casal de palhaços, descubra o que houve, por que eles, ultimamente, discutem
tanto etc., etc., e, claro!, pense numa estratégia para que os outros artistas possam
reconciliá-los – em outras palavras, crie um "grand finale" para o espetáculo!
Atente
à caracterização das personagens, do cenário e de outros detalhes necessários
para o desenlace do episódio. Se for preciso, observe, no texto de Ariano
Suassuna, a estratégia para a elaboração dos diálogos e das rubricas.