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EFAF - LETRA DE RAP - DEPOIMENTO DE UM ATIVISTA

LETRA DE RAP - EF ANOS FINAIS

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LETRA DE RAP

DEPOIMENTO DE UM ATIVISTA

ID: EVI


Você já sabe, mas não custa lembrar...

O movimento hip-hop é marcado pela luta por direitos iguais entre os homens. O movimento surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, quando jovens negros eram discriminados. Martin Luther King Jr. é o ícone da luta empreendida em favor da inclusão social das pessoas marginalizadas.

A palavra rap é a sigla da expressão “ritmo e poesia” (em inglês, rhythm and poetry). É a expressão artística do hip-hop voltada à música. No rap, o compositor, que quase sempre é também o intérprete das letras, chama-se rapper ou MC (mestre de cerimônia); o DJ (disc jockey) é quem faz a base melódica (batida) para a recitação (e não, de fato, a cantoria) da letra.

A letra de rap mistura fatos, denúncia, reflexão e aconselhamento

O MC relata, por meio das letras de rap, a difícil rotina nos guetos: a perseguição policial, a miséria, a falta de escola, a desídia das autoridades públicas etc., etc. Em meio aos versos, tocados à denúncia social, o rapper procura inteirar-se com o público ouvinte, em especial o adolescente, persuadindo-o a não se envolver com o mundo da criminalidade – eis então o tom de aconselhamento que também pode ser extraído das letras de rap.

Estudiosos do movimento hip-hop apontam as seguintes características formais e temáticas das letras de rap:

. geralmente, versos rimados

. linguagem típica da oralidade – gírias, jargões

. tema de viés crítico, reflexivo, questionador

. denúncia contra injustiças sociais: desigualdade, preconceito, corrupção

. interação com o público ouvinte, a fim de que ele não se envolva com o crime

. valorização do jovem da periferia


As letras de rap são intituladas.


Exemplo de letra de rap:



***


COMANDO: Leia o texto abaixo. O autor, Gabriel Freires, 19 anos, foi membro do G-38 do Comitê Nacional de Atenção à criança e ao Adolescente (Conanda). A partir das ideias ali expostas e do seu conhecimento sobre os pressupostos e as características do hip-hop, escreva uma letra de rap, de aproximadamente, 30 versos.


Diferente do que está no artigo 227 da Constituição, não temos direito à vida, à saúde, à alimentação, ou, principalmente, a uma família. Ou se temos direitos a todas essas coisas, onde elas estão?  Por que ainda temos de ficar sofrendo nas ruas? Somos todos os dias vítimas da sociedade que se diz correta, mas que calunia, violenta em todos os sentidos, assassina, extermina.

Na rua, costumamos ouvir que “todo morador de rua não presta”. Convido então a conhecerem melhor quem eu sou e o que eu faço.

Até atingir a maioridade, representava esse segmento que hoje ganha impacto, espaço e atenção, de meninos e meninas em situação de rua, em instâncias nacionais como o CONANDA e o Comitê Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua.

Se você tem filho, o que faria se ele estivesse na rua?  Não queira para os outros aquilo que você mesmo não quer. Escrevo esse texto não apenas expressando ou mostrando, mas pedindo e clamando para que a sociedade tenha interesse em seu futuro e se lembre de valorizar muito a educação. Como diz Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”.

http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/uma-reflexao-sobre-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-rua-2/

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