EFAF - CARTA ABERTA AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EM TEMPOS DE PANDEMIA

CARTA ABERTA

AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EM TEMPOS DE PANDEMIA

ID: F5S

Indispensáveis, os profissionais da saúde atuando no combate à Covid-19 estão entre os grupos mais vulneráveis às consequências emocionais e psicológicas da pandemia. Eles encaram rotinas exaustivas, em que o foco é dar tudo de si para cuidar dos pacientes infectados. Neste cenário, o amparo à saúde mental da linha de frente cabe também à coletividade, responsável por se informar, validar e respeitar quem cuida. “A mídia tem nos colocado como heróis, mas o que realmente nos acrescenta é que cada pessoa se imagine no lugar de um profissional de saúde”, defende a enfermeira Cláudia de Paula. “Só quero que a população entenda que é preciso ficar em casa. O profissional de saúde é apenas um protagonista neste cenário. Uma população consciente e solidária é a principal arma de enfrentamento”, orienta.

CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Até 13 de julho de 2020, conforme dados divulgados pela OMS, 566.654 pessoas morreram, infectadas pela Covid-19. Sabendo disso e considerando-se também as informações contidas nos textos de apoio, imagine que você tenha sido destacado pelo diretor do colégio em que estuda para, em nome de toda a comunidade escolar, escrever uma CARTA ABERTA aos PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Assim como a Folha de S.Paulo os presenteou com assinatura digital, o diretor do colégio também pretende fazer uma homenagem a eles.

Essa CARTA ABERTA deverá conter:

1) palavras que expressam o reconhecimento e a gratidão da comunidade escolar aos serviços desenvolvidos pelos profissionais da saúde;

2) palavras de incentivo para que continuem atendendo os pacientes com carinho, determinação e técnica;

3) a notícia de que, em breve, seu colégio fará uma homenagem a eles – dê um spoiler, e escreva, em linhas gerais, como será essa homenagem.

A CARTA ABERTA será afixada nos hospitais da cidade em que você mora. Escreva de 25 a 30 linhas.

Só para lembrar...

CARTA ABERTA é um gênero textual argumentativo e reivindicatório. A principal característica da CARTA ABERTA é permitir que uma pessoa ou uma coletividade exponha, abertamente, suas reclamações e suas pretensões/reivindicações acerca de algo que, normalmente, não alcançou de modo particular – então a necessidade de um apelo “aberto”. A CARTA ABERTA, obviamente, trata de assuntos de interesse coletivo.

Como fazer uma CARTA ABERTA?

A composição da CARTA ABERTA é maleável. Ainda que não necessariamente nesta ordem, a CARTA ABERTA, usualmente, contém: local, data, vocativo (normalmente um destinatário coletivo ou órgão público), apresentação do remetente (normalmente uma coletividade), síntese do assunto, discussão e sugestões do remetente para a solução de problemas, agradecimento (opcional), despedida (opcional) e assinatura – geralmente, uma pessoa assina a CARTA em nome da coletividade.

A CARTA ABERTA pode ser escrita em 1.ª ou 3.ª pessoa do singular ou do plural. Geralmente, contém título (CARTA ABERTA) e subtítulo, que procura adiantar quem é o remetente, o destinatário e o assunto. Por exemplo:

CARTA ABERTA

DA DIREÇÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

SOBRE A VOLTA ÀS AULAS

Boas atividades!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.