VOLTAR PARA OS TEMAS

EDITORIAL - GESTÃO DO LIXO

UFU - NACIONAL

GESTÃO DO LIXO

EDITORIAL (Adaptado - PAS/UFLA)

ID: ED6


Comando: Suponha que você seja o editor-chefe de um jornal escolar e, diante das matérias divulgadas na sociedade sobre a questão do lixo, é motivado a escrever o EDITORIAL do próximo número do jornal. O editorial deve defender a posição do jornal quanto ao seguinte tema: Gestão do lixo: responsabilidade de todos.

Mobilize argumentos que sustentem o ponto de vista do jornal, refutando argumentos contrários.

O texto deverá apresentar clareza, objetividade, coerência, coesão e consistência argumentativa. Além disso, deverá ser redigido em padrão formal e tomar como referência leitores escolarizados.


Lembre-se:

* Respeite a estrutura do gênero escolhido.

* O título é obrigatório.

* Escreva entre 25 a 34 linhas.

* Não copie trechos dos textos motivadores.

* Não ultrapasse as margens.

* Utilize caneta azul.


Editorial é um artigo jornalístico que apresenta uma análise e, de um modo geral, uma opinião sobre uma notícia de grande relevância. Trata-se de um comentário, geralmente publicado em destaque nas primeiras páginas de um jornal ou de uma revista, que reflete a linha ideológica e a posição do editor ou da comunidade editorial relativamente ao assunto tratado.


Orientações e características:

1. Escrito na 3.ª pessoa.

2. Deve conter: introdução, desenvolvimento e conclusão.

3. Obediência à variedade padrão da língua.

4. Emprego dos verbos no presente do indicativo.

5. É fundamental que haja referência ao veículo de comunicação representado pelo editorial ao longo do texto: no mínimo, uma ocorrência.

6. Paráfrase obrigatória.

7. Não copie fragmentos do texto motivador.



TEXTO I

UNS PERDEM, OUTROS TRANSFORMAM

Quanto mais rico o país, mais lixo se joga fora, mais lixo se recolhe, mais lixo se reaproveita e mais dinheiro se ganha com isso.



Compare:

Segundo especialistas, se o problema do lixo já estivesse bem resolvido no Brasil, 10% da sua energia poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos. Na contabilidade geral, somando-se inclusive o dinheiro usado por governos e prefeituras para cuidar de aterros que não geram energia, está-se jogando no lixo, por assim dizer, uma receita que pode alcançar 10 bilhões de reais. Pois é: além de fazer bem ao meio ambiente, à saúde e à paisagem, o tratamento adequado do lixo ajuda a economia. É o desafio de uma nova era.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/desafios-era-lixo-detritos-transformar-riqueza-urbanidade-sujeira-681764.shtml.



TEXTO II




TEXTO III

O acúmulo de sujeira é inevitável, faz parte do mundo atual e não para de crescer (...). Às toneladas de garrafas, sacolas e embalagens de plástico descartadas todos os dias vieram se somar, mais recentemente, placas, teclados e outros componentes de computadores, impressoras, celulares e demais exemplares de uma nova categoria, o lixo eletrônico, ou e-lixo. Diante de tantos e tão variados detritos, muita gente está buscando meios de lidar com o que se joga fora. "O destino do lixo é a nova fronteira da evolução humana", diz Sabetai Calderoni, doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em planejamento pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e autor do livro Os Bilhões Perdidos no Lixo. "De agora em diante o homem tem de transpor esse obstáculo para progredir." À medida que soluções vão sendo pensadas, o lixo vai se transformando ele próprio num grande negócio. Empresas de coleta, tratamento e reciclagem, um setor já avançado nos países desenvolvidos e ainda incipiente, mas em franca expansão, naqueles em crescimento, como o Brasil, empregam milhares de pessoas e movimentam grandes quantias.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/desafios-era-lixo-detritos-transformar-riqueza-urbanidade-sujeira-681764.shtml (Fragmento).



TEXTO IV


 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.