VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UEMA - DESIGUALDADE SOCIAL

UEMA

DESIGUALDADE SOCIAL
DISSERTAÇÃO – MODELO UEMA
ID: EAE


Os textos servem como base para refletir sobre o tema que será apresentado e como ponto de partida para você, candidato, desenvolver suas ideias com argumentação consistente. Leia-os antes de elaborar sua redação.


Texto I
Num ranking organizado pelo Banco Mundial com 35 países de Europa, África e América Latina para avaliar a igualdade de oportunidades entre seus cidadãos, o Brasil aparece em penúltimo lugar. Nos últimos anos, o Brasil conseguiu progredir por uma feliz conjunção de fatores. Milhões de jovens chegaram ao mercado de trabalho com o diploma do Ensino Médio. Seguindo a lei de oferta e demanda, eles acabaram baixando a diferença salarial em relação aos que só terminaram o Ensino Fundamental. Ao mesmo tempo, o crescimento do setor de serviços elevou a procura por trabalhadores menos qualificados, o que aumentou os salários.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/por-que-e-tao-desigual-799833.shtml?func=2



Texto II


http://www.cidadessustentaveis.org.br/sites/default/files/noticias/21desigualdade_frente.png



Texto III
Os benefícios de pequenas ações para frear a desigualdade falam por si. Um ligeiro aumento de 1,5% no imposto sobre a riqueza dos multimilionários de todo o mundo seria suficiente para que todas as crianças do mundo estejam na escola, bem como para a provisão de serviços básicos de saúde nos países mais pobres. Investir em serviços públicos gratuitos também é essencial para acabar com a brecha entre as pessoas ricas e o restante. Todos os anos, 100 milhões de pessoas em todo o mundo ficam mais pobres por terem que pagar para receber assistência médica. De 2009 a 2014, pelo menos 1 milhão de mulheres morreu durante o parto, devido à falta de serviços básicos de saúde.

http://www.revistaforum.com.br/2014/11/26/o-desafio-da-desigualdade-social-ricos-com-mais-1-bilhao-de-dolares-cresceram-38/



Texto IV
A evidência científica é robusta: a pobreza e a desigualdade social prejudicam seriamente a saúde. (...) “O baixo nível socioeconômico é um dos mais fortes indicadores de morbidade e mortalidade prematura em todo o mundo. No entanto, as estratégias de saúde global não consideram as circunstâncias socioeconômicas pobres como fatores de risco modificáveis”, dizem os autores do estudo publicado pela The Lancet, cerca de trinta especialistas de instituições de prestígio como a Universidade de Columbia, o King’s College de Londres, a Escola de Saúde Pública de Harvard e o Imperial College de Londres.

http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1727



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Depois da atenta leitura aos textos acima, elabore um texto dissertativo argumentativo sobre o tema: “Desigualdade social no Brasil pós-moderno – uma estabilidade inaceitável”.



Instruções:
• Dê um título à sua redação.

• Utilize a norma padrão da língua.

• Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea.

• Não escreva a lápis.

• Escreva de modo legível e na folha apropriada para a redação.



Obedeça ao que consta no Edital, a respeito da correção da Produção Textual – será atribuída nota zero à prova de produção textual do candidato que:

a) identificar a folha destinada à sua produção textual;
b) desenvolver o texto em forma de verso;
c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas);
d) fugir à temática proposta na prova de produção textual;
e) fugir à tipologia textual proposta na prova de produção textual;
f) escrever de forma ilegível;
g) escrever a lápis;
h) escrever menos de 15 (quinze) linhas;
i) deixar o formulário para a produção textual em branco.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.