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EFAF - CONTO - O SEGREDO GUARDADO NA MOCHILA

CONTO - EF ANOS FINAIS

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CONTO

O SEGREDO GUARDADO NA MOCHILA

ID: EHS


O que é CONTO?

Você já sabe, mas não custa lembrar...

Contos são narrativas curtas - o conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens, narrador, tempo e espaço.


Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens, com a inserção delas no tempo e no espaço; complicação (envolvimento das personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da história).   



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No gênero “conto”, embora seja predominantemente narrativo, há aspectos descritivos, para que, em especial, as personagens e o espaço/ambiente sejam bem apresentados ao leitor, que os “enxergará” da maneira como o escritor os “desenhou” – descrever é desenhar com palavras!

Por ser um texto relativamente breve, o conto trabalha com um número limitado de personagens.

Ao final, espera-se que o texto contenha respostas para as seguintes perguntas:

    . O quê? – fatos que compõem a história/trama;

    . Quem? – personagens que vivem a trama;

    . Onde? – lugar onde ocorrem os fatos;

    . Como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos;

    . Por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos;

    . Quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos;

    . E então... – final da trama.


CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que alguém leve consigo um “segredo”, dentro da mochila. Imagine, ainda, que, de repente, a mochila desapareça.

PROPOSTA DE REDAÇÃO: Explore a situação sugerida, e escreva um conto de, aproximadamente, trinta linhas.

OPERAÇÃO “PUXA-IDEIAS”: Antes de começar a escrever, pense, levante hipóteses: segredo grande ou pequeno? Como guardar um segredo na mochila? Por quê? Onde foi parar a mochila? Quem a encontrou? O segredo foi descoberto? Etc., etc., etc.

Não economize criatividade!


 Resultado de imagem para super dicas

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.

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