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EFAF - CONTO FANTÁSTICO - A PARTIR DA OBRA “O HOMEM DE AREIA”, DE E.T.A. HOFFMANN

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO FANTÁSTICO

A PARTIR DA OBRA “O HOMEM DE AREIA”, DE E.T.A. HOFFMANN

ID: EAQ



O que é CONTO FANTÁSTICO?


Você já sabe, mas não custa lembrar...


Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens, narrador, tempo e espaço. 


Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação, complicação, clímax e desfecho. 


O que distingue um conto fantástico dos demais é a presença da magia, do surreal, ou seja, de situações e personagens que ultrapassam a realidade lógica, tais como um peixe falar, uma mulher comer uma fatia da lua, um gato eleger-se prefeito da cidade, um boneco transformar-se em um menino de verdade (Pinóquio) etc.


***


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Você deverá escrever um conto fantástico a partir do fragmento abaixo, de E.T.A. Hoffmann.


Explore a situação ali sugerida, crie um único episódio... sobrenatural, ilógico, FANTÁSTICO!


Importante: atente-se ao fato de o autor já ter criado os personagens (crianças, mãe e Homem de Areia) e o narrador-personagem (um adulto, que se lembra do Homem de Areia, a personagem fantástica que povoou sua infância), além de conduzir os fatos no passado (... aquele andar abafado causou-me...). Continue assim.


Não economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 30 linhas.As linhas já escritas não contam, tá legal?!
 

    — E agora, crianças, para a cama, para a cama! O Homem de Areia está chegando! Já posso ouvir seus passos!
    De fato, todas as vezes eu ouvia passadas pesadas e lentas subindo a escada; devia ser o Homem da Areia. Certa vez, aquele andar abafado causou-me uma impressão particularmente aterradora. Perguntei a mamãe, enquanto ela nos levava:
    — Mamãe! Quem é mesmo o malvado Homem da Areia?



***

SUPER DICAS:

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos. 

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