Moradores do bairro Santa Mônica, em Avaré (SP),
reclamam que sofrem prejuízos com as ruas esburacadas. De acordo com o
aposentado Leonel Fernandes de Almeida, seu veículo caiu em um dos buracos que
estão em frente de sua casa e, por conta disso, o aposentado sofreu um prejuízo de R$ 5 mil.
“Muito buraco aqui. Não só na minha rua como no
bairro inteiro. Eu tive um AVC em 2010, e por isso comprei um carro automático.
Mas caí em um buraco com o carro, e o prejuízo foi muito grande. Prejuízo de
quase R$ 5 mil. Está cada vez mais complicado”, afirma.
https://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/moradores-reclamam-de-ruas-esburacadas-em-bairro-de-avare.ghtml,
com adaptações.
CONTEXTUALIZAÇÃO
e PROPOSTA: Imagine que você seja um dos moradores do bairro Santa Mônica, em
Avaré/SP. Diante dos fatos veiculados na matéria jornalística acima, a Associação
de Amigos do Bairro Santa Mônica decide, em reunião, fazer uma CARTA DE RECLAMAÇÃO,
endereçada à Secretaria de Obras, para expor o problema, argumentar e reclamar
sobre ele, e, finalmente, requerer a tomada de providências, para a
repavimentação asfáltica das ruas. Cabe a você a redação dessa carta.
Importante:
Para a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO, examine o passo a passo abaixo e, se
necessário, crie elementos/informações que não estejam no enunciado da
proposta. Escreva, aproximadamente, 25
linhas.
***
Só para lembrar...
A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.
Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com eles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
PASSO A PASSO
Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:
1) Data e local;
2) Vocativo;
3) Identificação completa do reclamante;
4) No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;
5) Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;
6) Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação;
7) Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;
8) Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;
9) Agradecimento pela tomada de providências;
10) Despedida – “Atenciosamente”;
11) Assinatura;
12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);
13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente, na primeira pessoa do discurso.