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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO À SECRETARIA DE OBRAS

CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS

CARTA DE RECLAMAÇÃO À SECRETARIA DE OBRAS

ID: ERH



Moradores reclamam de ruas esburacadas

Moradores do bairro Santa Mônica, em Avaré (SP), reclamam que sofrem prejuízos com as ruas esburacadas. De acordo com o aposentado Leonel Fernandes de Almeida, seu veículo caiu em um dos buracos que estão em frente de sua casa e, por conta disso, o aposentado sofreu um prejuízo de R$ 5 mil.

“Muito buraco aqui. Não só na minha rua como no bairro inteiro. Eu tive um AVC em 2010, e por isso comprei um carro automático. Mas caí em um buraco com o carro, e o prejuízo foi muito grande. Prejuízo de quase R$ 5 mil. Está cada vez mais complicado”, afirma.

https://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/moradores-reclamam-de-ruas-esburacadas-em-bairro-de-avare.ghtml, com adaptações.


CONTEXTUALIZAÇÃO e PROPOSTA: Imagine que você seja um dos moradores do bairro Santa Mônica, em Avaré/SP. Diante dos fatos veiculados na matéria jornalística acima, a Associação de Amigos do Bairro Santa Mônica decide, em reunião, fazer uma CARTA DE RECLAMAÇÃO, endereçada à Secretaria de Obras, para expor o problema, argumentar e reclamar sobre ele, e, finalmente, requerer a tomada de providências, para a repavimentação asfáltica das ruas. Cabe a você a redação dessa carta.


Importante: Para a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO, examine o passo a passo abaixo e, se necessário, crie elementos/informações que não estejam no enunciado da proposta. Escreva, aproximadamente, 25 linhas.


***

Só para lembrar...

CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.

Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com eles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).


PASSO A PASSO

Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:

1)   Data e local;

2)   Vocativo;

3)   Identificação completa do reclamante;

4)   No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;

5)   Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;

6)   Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação; 

7)   Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;

8)   Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;

9)   Agradecimento pela tomada de providências;

10) Despedida – “Atenciosamente”;

11) Assinatura; 

12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);

13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado. 


A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente, na primeira pessoa do discurso. 

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