O tema da prova de Redação (dissertação argumentativa) da Uerj será
levantado a partir da leitura de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Texto I
Texto II
O Brasil ainda tem 11,3 milhões de analfabetos entre
a população de 15 anos ou mais — o número corresponde a 6,8% dessa população. O
dado diz respeito ao cenário identificado em 2018, e apresentou queda de 0,1
ponto percentual em relação a 2017 — o que significa 121 mil analfabetos a
menos, quando o país tinha 6,9% das pessoas nessa situação. Os dados foram
divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (...) Embora
o país venha registrando redução na taxa de analfabetismo, os pesquisadores
apontam que essa queda acontece em um ritmo lento. O Plano Nacional de Educação
(PNE) estabelece metas em relação à alfabetização.
Até 2015, conforme determinação da lei, o Brasil
deveria ter elevado a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais
para 93,5%, o que não foi cumprido. (...) O PNE determina também que o país
erradique o analfabetismo até 2024.
— O analfabetismo ainda é preocupante pela questão
da exclusão social do que é ser uma pessoa analfabeta. Seria muito importante
que a gente chegasse a erradicar o analfabetismo. Os outros indicadores também
têm suas questões, mas só saber ler e escrever já é uma inclusão social tão
grande que, para mim, esse é o indicador principal — disse Marina Aguas,
pesquisadora do IBGE.
[Fabiano] Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. (...) E
falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.
(...) Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se
dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco.
Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava
reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.
(...)
[Fabiano] Permaneceu calado quando o que mais queria era falar, era saber
falar. Não entendia por que o soldado amarelo tinha feito aquilo. Ele temia o
soldado amarelo, sua força bruta como também a força de suas palavras, estas
que tão pouco sabia usar: “Era bruto sim senhor, nunca havia aprendido, não
sabia explicar-se. Estava preso por isso? Como era? Então mete-se um homem na cadeia
porque ele não sabe falar direito? Que mal fazia a brutalidade dele? Vivia
trabalhando como um escravo. [...] Tinha culpa de ser bruto? Quem tinha culpa?”
Vidas Secas, Graciliano Ramos
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base na imagem, nos textos desta prova e em suas
reflexões, escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a
30 linhas, sobre o seguinte tema: “A erradicação do analfabetismo como medida
de inclusão social no Brasil”.