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EM - DISSERTAÇÃO - MODELO EOAEAR - COMBATE À HOMOFOBIA

EAOEAR - DISSERTAÇÃO

COMBATE À HOMOFOBIA  
 
MODELO MINISTÉRIO DA DEFESA – COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA
 
TEXTOS DE APOIO
 
Texto I
Homofobia é o termo utilizado para designar uma espécie de medo irracional diante da homossexualidade ou da pessoa homossexual, colocando este em posição de inferioridade e utilizando-se, muitas vezes, para isso, de violência física e/ou verbal. A palavra homofobia significa a repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual. (...) Podemos entender a homofobia, assim como as outras formas de preconceito, como uma atitude de colocar a outra pessoa, no caso, o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade, baseada no domínio da lógica heteronormativa, ou seja, da heterossexualidade como padrão, norma. A homofobia é a expressão do que podemos chamar de hierarquização das sexualidades. Todavia, deve-se compreender a legitimidade da forma homossexual de expressão da sexualidade humana. (...) Assim, podemos entender a complexidade do fenômeno da homofobia que compreende desde as conhecidas “piadas” para ridicularizar até ações como violência e assassinato. A homofobia implica ainda uma visão patológica da homossexualidade, submetida a olhares clínicos, terapias e tentativas de “cura”. A questão não se resume aos indivíduos homossexuais, ou seja, a homofobia compreende também questões da esfera pública, como a luta por direitos. Muitos comportamentos homofóbicos surgem justamente do medo da equivalência de direitos entre homo e heterossexuais, uma vez que isso significa, de certa maneira, o desaparecimento da hierarquia sexual preestabelecida. (...) A homofobia compreende duas dimensões fundamentais: de um lado a questão afetiva, de uma rejeição ao homossexual; de outro, a dimensão cultural que destaca a questão cognitiva, onde o objeto do preconceito é a homossexualidade como fenômeno, e não o homossexual enquanto indivíduo.

Por Juliana Spinelli Ferrari, http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/homofobia.htm


TEXTO II


Texto III
O protesto do engenheiro Talles de Faria Oliveira, que recebeu o diploma usando roupas femininas com palavras contra homofobia, dividiu opiniões entre alunos e engenheiros formados pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos. O ITA alega que não discrimina alunos por sua orientação sexual.  A manifestação também gerou reação da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), que afirmou estar neutra sobre o ocorrido e que o engenheiro tem o direito de protestar. “Talles tem o direito de protestar, como qualquer um, e ele exerceu esse direito. Defendo o direito de que ele faça o seu protesto em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer modo, pois o único responsável pelos seus atos é ele mesmo (...)”, diz a nota assinada pelo presidente, Marcelo Dias Ferreira.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/12/protesto-contra-homofobia-no-ita-gera-discussao-entre-estudantes.html
Leia também: http://oglobo.globo.com/mundo/seis-ataques-homofobicos-que-chocaram-mundo-19494695


 
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em prosa, em que seja abordado o tema:


“A urgência do combate à homofobia no Brasil e no mundo."


Atenção à grade de correção, conforme Edital do Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica – Departamento de Ensino da Aeronáutica. A correção da Redação será realizada por membros de Bancas Examinadoras específicas, compostas por 03 (três) professores. A redação será avaliada considerando-se os aspectos apresentados na tabela anexa em Conteúdos de Apoio ("Faça o download da proposta").
 
Será atribuído o grau 0 (zero) à redação: fora da tipologia textual ou tema proposto - dissertação argumentativa; que não estiver em prosa; com número inferior a 100 (cem) palavras (consideram-se palavras todas aquelas pertencentes às classes gramaticais da Língua Portuguesa); com número inferior a 15 (quinze) linhas; com marcas que permitam a identificação do autor; escrita de forma ilegível ou cuja caligrafia impeça a compreensão do sentido global do texto; escrita em outro idioma, que não seja o português; escrita a lápis (total ou parcialmente) ou com caneta que não seja de tinta azul ou preta; e cujos descontos (por erros) somem valores superiores ao grau 10,0000 (dez).

Boas atividades!

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